Marolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercado do Marolo
O marolo, conhecido como Araticum é uma fruta típica do cerrado brasileiro e com ocorrência em partes de Minas Gerais, e uma das cidades no qual a produção setornou muito importante foi Paraguaçu- MG pelo fato de que o clima da região ser favorável ajudando assim na produção e desta forma melhorando a renda e a vida dos produtores que as cultivam.A safra do marolo começa em meados de fevereiro e vai até abril, e é nesse período em que a produção serve de alimento para muitas famílias e também para a venda e comercialização devários produtos que tem como base o marolo, como por exemplo, os bolos, doces e licores.
Mas está existindo vários fatores que estão diminuindo o mercado do marolo como degradaçãoambiental para produzir monoculturas e também a organização precária em todo o seu sistema de plantio e processamento desestimula a utilização do fruto com fins econômicos, e assim tendo o risco dedesaparecer da região.
Com isso, ao perceber que a cultura do marolo está sendo prejudicada a EMATER- MG e a Universidade Federal de Alfenas criaram um projeto chamado “Marolo: GerandoTrabalho e Renda” que tem por dois objetivos básicos: A primeira é ampliar o mercado da fruta, agregar valor a produção de seus derivados e garantir renda o ano inteiro aos produtores e a outra é aqualificação dos maroleiros para que eles aprendam a cultivar a fruta trazendo maior qualidade e assim ter um valor maior no mercado.
Segundo Resende, O programa é financiado pela Fundaçãode Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A estratégia para ampliar o mercado da fruta será a realização de estudosenvolvendo análises químicas, sensoriais, funcionais e sócio-econômica do marolo produzido na microrregião de Alfenas. “Esse estudo da fruta vai possibilitar a venda do marolo não somente ao natural,...
tracking img