Acne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A acne é uma condição inflamatória crônica da unidade pilossebácea, doença considerada extremamente comum que geralmente tem início na puberdade.
Torna-se menos evidente no final da adolescência. Segundo dados americanos a acne afeta 80-85% dos indivíduos com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, caindo este número para 8% nos indivíduos entre os 25 e os 34anos, e para 3% entre os 35 e os 44 anos (USATINE et al.,1999).
No sexo feminino, a acne pode persistir até a terceira década, ou ate mais. É predominante em mulheres (BORELLI, 2007), chamada de acne da mulher adulta, seria uma desordem sensível às alterações hormonais no ciclo menstrual e também por anormalidades ovarianas ou supra-renais, ou metabolismo androgênico que requer avaliaçãoespecifica (KEDE et al., 2004). No sexo masculino a doença é considerada mais grave (HABIF, 2001).
Por ser considerado um processo normal do desenvolvimento, há um atraso na procura de ajuda médica que pode levar ao desenvolvimento de cicatrizes tanto a nível cutâneo como a nível psico-social.
As lesões inflamatórias são dolorosas e os episódios de exarcebação da acne podem provocaruma baixa auto-estima, perda de autoconfiança, isolamento social e mesmo depressão.
Por estas razões é muito importante a instituição de um tratamento adequado e precoce, que reduza a freqüência e gravidade das exarcebações, bem como o número de cicatrizes (VAZ, 2003).








OBJETIVO


Explicar detalhadamente o que é acne e os diversos tipos de lesões; Mostrar osgraus da acne; Identificar os fatores que desencadeiam seu aparecimento, apresentar os tratamentos para melhorar ou suavizar a acne, procurando compreender e analisar esse assunto de tanta complexidade para uma vida saudável, servindo de busca para outras pessoas compreenderem como fazer para conviver e amenizar a acne.METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado com base em livros e internet, foi também realizado estudo de caso em varias sessões.













































ACNE
A acne é uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea (MINELLI et al., 1998). É uma doença extremamente comum, a maiorincidência de casos é visto na puberdade e, posteriormente a essa fase, a incidência diminui. A razão dessa diminuição é desconhecida, já que não houve relato de redução da secreção sebácea nem mudança na composição dos lipídeos nessa fase.
A acne incide em 30 a 66% dos adolescentes, com pico entre 14 e 17 anos nas meninas e entre 16 e 19 anos nos meninos. Entretanto, particularmente no sexofeminino, a acne pode persistir ate há terceira década ou mais. É predominante em mulheres, tem caráter familiar e é transmitida por genes autossômicos dominantes (BORELLI, 2007; HABIF, 2001), a causa básica da acne envolve vários agentes na sua etiologia (BORELLI, 2007).
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam depessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e a acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).


Tipos de lesões da acne:

SeborréiaÉ o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. Deixando a pele brilhante e oleosa, com aparente dilatação de poros. A intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade da seborréia, ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam mais quantidade de sebo que os não afetados. Do ponto de vista clínico a acne classifica-se em não-inflamatória e inflamatória,...
tracking img