Marlene cainelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marlene Cainelli inicia seu texto fazendo perguntas que fazem parte do nosso cotidiano. Por exemplo: Para que serve o ensino de história? E outras perguntas também relacionadas à disciplina dehistória. Para a autora estudar sobre histórias do passado não quer dizer que poderemos adivinhar o futuro, mas sim aumentar nossa sabedoria.
O texto fala que o que se escreve nem sempre éverdadeiro, pois só se escreve aquilo que interessa para um determinado publico. Podemos escrever uma coisa que foi marcante para um grupo, porem outro assunto que foi também marcante para outro grupo não foiescrito. Concordo com a autora, pois como já estudamos que existe a MACRO e MICRO história e nem sempre a micro história foi escrita em livros, excetos por alguns autores como Carlo Ginzburg.
Ahistória nos ajuda a entender o nosso presente, ela nos faz entender que nem tudo é eterno, entender as tranformações ocorridas ao longo do tempo.
A disciplina de história esta diretamenteligada ao homen, pois é ele quem a constroi. E ao ensinar esta disciplina a uma criança é necessario ver que a criança pode pensar historicamente e assim ela tambem pode desnvolver o seu pensamentocrítico.
Para nos que fazenmos Licenciatura é importante sabermos que para dar uma aula é necessario que selecionemos os conteúdos e esta não é uma tarefa facil, pois tudo é história. Para issopodemos seguir o que os programas curriculares propoem, porem é necessario ter a consciencia de que o livro didatico não é o único suporte que temos.
Depois do século XIX a história começou a serinsinado nas escolas e com a Proclamação da Republica a história do Brasil passou a fazer parte dos curriculos escolares, devemos perceber que essa mudança se deu porque isso interessava a um publico, nocaso aos poderosos do nosso país. A história Nacional tambem ganhou destaque e assuntos com a Independencia do Brasil passou a ser estudado. Sabemos que essa inserção se deu por interesses...
tracking img