Nenheu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Nascente Classe Trabalhadora
É um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, definida por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista de 1848. O conceito de classetrabalhadora abrange não só o proletariado, mas todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho. É importante distinguir que, em sociologia os conceitos de classe social mudam conforme aorientação de cada escola sociológica. A escola chamada histórico-crítica ou marxismo defende o conceito de que a divisão de classes deve ser compreendida a partir do lugar onde cada grupo de indivíduosestá no processo de produção de mercadorias. Já as correntes de pensamento mais afetas ao liberalismo tem uma concepção de classe social conforme a renda e o padrão de vida do indivíduo ou gruposocial.
Para os marxistas, existem duas classes sociais autônomas politicamente no modo de produção capitalista: a burguesia, constituída pelos donos dos meios de produção e o proletariado, constituídopelos trabalhadores que fabricam mercadorias a partir da venda da sua força de trabalho. Vale ressaltar que a venda da força de trabalho não está limitada a venda para um empresário capitalista, umpequeno proprietário de terras ou de comércio permanece vendendo sua força de trabalho apesar de não possuir um chefe e ser dono dos meios de produção ou detentor do capital intelectual que estáutilizando em seu trabalho.
Já a corrente liberal divide a sociedade por seus ganhos: existem, assim, estamentos sociais, organizados alfabeticamente (classe A, B, C, etc.) cada uma correspondendo a umafaixa de consumo e de renda.
Nos dias atuais o conceito de classe trabalhadora sofre interferências das mudanças das relações de trabalho. O setor de serviços cresceu e muitas atividades, como porexemplo as consultorias, não utilizam meios de produção físicos (maquinas e ferramentas), mesmo se utilizassem os donos seriam os próprios trabalhadores, porém, esse fato não os tirariam da classe...
tracking img