Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Planejamento Estratégico de ProduçãoMarketing

Profª Rosângela Vilela Bianchi

Planejamento e Estratégia
• O que é planejamento? • Para Peter Drucker : a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro.
 Na verdade, apenas uma parte do futuro é incerta ou desconhecida. Outra parte é conhecida e previsível.

Planejamento serve para enfrentar o futuro, com suas certezas e incertezas. Se a empresa não se preparar, será atropelada pelos acontecimentos.

• PLANEJAR decisões:

consiste

em

tomar

três

tipos

de

 Definir o objetivo(s) – qual situação deverá ser alcançada.
 Definir um ou mais cursos de ação – caminhos para atingir o objetivo.  Definir meios de execução – previsão dosrecursos necessários para realizar o objetivo.

• Tais decisões se repetem até que se esclareça como os objetivos finais serão atingidos.



PLANEJAMENTO COMO SEQUÊNCIA DE MEIOS E FINS

 X (Ponto de Partida  Onde estamos agora?  Aonde queremos chegar?  Qual caminho percorrer?  Quais etapas intermediárias?  OBJETIVO
 O processo de planejamento é uma cadeia de objetivos e meios.

•Quando essas decisões afetam a empresa e o seu futuro, trata-se de planejamento estratégico.

• “Estratégico” significa tudo o que é importante para a realização dos objetivos de mais alto nível da empresa – ou seja, sua missão, sua sobrevivência, sua competitividade... • Dessa forma, há fornecedores estratégicos, clientes estratégicos, instalações estratégicas, suprimentos estratégicos e assim pordiante. • A perda de um fornecedor, cliente, instalação ou fonte de suprimentos estratégicos ameaça os objetivos mais importantes da empresa e pode impossibilitar sua realização.

• Todas as empresas têm estratégia e planejamento estratégico, de forma explícita ou implícita.

• Quando o empreendedor decide iniciar um negócio, a partir de uma ideia de produto ou serviço, já está fazendoplanejamento estratégico.
• A base do planejamento estratégico é a escolha de um negócio – um produto ou serviço destinado a um mercado ou cliente. • À medida que a empresa cresce, as práticas de planejamento estratégico evoluem, para sustentar seu desenvolvimento.

Estratégia e planejamento estratégico
• Planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa, englobando:
Escolha de uma missão ou negócio, dentro de uma área de atuação ou ramo de negócios – especificamente, a escolha de um produto ou serviço destinado a um mercado ou tipo de cliente.  Exemplo: um restaurante de cozinha italiana-um produto específico dentro do ramo de negócios de alimentação.  A missão ou negócio escolhido representa o objetivo mais importante da empresa: sua principal fonte dereceitas. Essa decisão é a essência da estratégia.

 Definição de objetivos específicos desempenho dentro da estratégia.

de

 – como ser o líder de vendas no ramo de negócios, ser a empresa mais lembrada quando os consumidores pensam em adquirir o produto ou serviço, desenvolver-se dentro de um novo mercado, abrir uma filial ou aumentar a linha de produtos e serviços.
 Pense nas grandesempresas como a Toyota batalhando pelo primeiro lugar, ou a MercedesBenz disputando prestígio com a BMW.

 Definição de como realizar a estratégia escolhida.

 Essa é a parte conhecida como implementação – ou estratégias de implementação.  Necessidade de estruturas e mobilização de recursos e de vantagens competitivas para lidar com as empresas que disputam os mesmos objetivos que a sua. Implementar é definir e acionar os recursos para fazer a estratégia funcionar, atuando com vantagem no mercado.
 Ex. trazer um chef da Itália para ensinar o pessoal do restaurante a fazer a legítima pizza napolitana- e fazer muita propaganda disso.

 Os planos estratégicos podem ter diferentes graus de formalidade, abrangência, periodicidade de preparação e muitos outros atributos.

 Não há...
tracking img