Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O profissional de marketing

Um profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de uma parte, denominada cliente potencial (prospect). Se duas partes estão buscando vender algo uma para a outra, denominamos ambas de profissionais de marketing. Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais demarketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influências da sociedade, influenciam desejos. Eles podem promover a ideia de que uma Mercedes satisfaz a necessidade de status social de uma pessoa. Eles não a criam, entretanto, a necessidade de status social já existe e as estimulam os desejos para se ter uma Mercedes.

Os profissionais possuem técnicas para estimular ademanda pelos produtos de uma empresa. Mas essa é uma visão demasiadamente simplista das atribuições dos profissionais de marketing. Gerentes de marketing procuram influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização. Gerentes de marketing precisam tomar inúmeras decisões, desde decisões fundamentais, como que características projetarem em um novoproduto, quantos profissionais de vendas contratarem ou quanto gastar em propaganda, até decisões de menor importância, como o texto e a cor de uma nova embalagem.

• Demanda negativa

A tarefa do marketing é analisar por que o mercado não gosta do produto e avaliar se um programa de marketing que envolva um redesenho do produto, preços mais baixos e promoção positiva pode mudar crenças eatitudes.

• Demanda inexistente

A tarefa do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses naturais das pessoas.

• Demanda latente

A tarefa do marketing consiste em mensurar o tamanho do mercado potencial e desenvolver produtos e serviços que satisfaçam a demanda.

• Demanda em declínio

O profissional demarketing deve analisar as causas do declínio e determinar se a demanda poderá ser reestimulada com novos mercados-alvo, com mudanças na característica do produto ou com comunicação mais eficazes. A tarefa do marketing é reverter o declínio da demanda por meio do marketing criativo.

• Demanda irregular

A tarefa de marketing denominada marketing sincronizado consiste em encontrarmeios de mudar o padrão de demanda com a determinação de preços flexíveis, promoções e outros incentivos.



• Demanda plena

A tarefa do marketing consiste em manter o nível de demanda, apesar das preferências mutáveis dos consumidores e da crescente concorrência. A empresa deve manter ou melhorar sua qualidade e medir a satisfação do consumidor regularmente.

• Demandaexcessiva

O de marketing geral procura desestimular a demanda total e, para isso, toma atitudes como aumentar preços e reduzir promoções e serviços. O de marketing seletivo consiste em tentar reduzir a demanda advinda e parcelas do mercado menos lucrativas e que necessitam menos do produto.

• Demanda indesejada

A tarefa do marketing é fazer com que as pessoas que apreciamdeterminado produto deixem de consumi-lo, por meio de ferramentas como mensagens amedrontadoras, preços elevados e disponibilidade reduzida.

Mercados

Mercado um local físico onde compradores e vendedores se reuniam para comprar e vender. Nos dias atuais o mercado define-se como um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações segmentadas, relativas para cada produto ou classe deproduto especifico.

Principais mercados de clientes

• Mercado consumidor

Empresas que comercializam produtos e serviços de consumo em massa. A marca se solidifica devido ao desenvolvimento de um produto superior, embalagem adequada, ponto, preço, propaganda e serviço confiável.

• Mercado organizacional

Empresas que vendem bens e serviços para outras empresas com...
tracking img