Bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:
1) Com mais combustível que comburente, ocorre uma combustão incompleta, que pode ser vista experimentalmente pela cor da chama, que fica mais alaranjada saindo fuligens (fumaça escura).
2) -----
3) GNV(Gás Natural Veicular) é uma mistura de elementos cujo principal componente é o metano (cerca de 90%). Esse gás é extraído de reservas naturais e utilizado largamente comocombustível em todo o mundo. 

GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é composto
basicamente de 30% de gás Butano e 70% de Propano -
e uma vez que, o gás é inodoro, é adicionado ao GLP, o
mercaptano, cujo produto, tem como objetivo proporcionar o
cheiro do gás, para que o usuário possa detectar eventuais
vazamentos.
Devido a que o GNV possui menor capacidade calorífica que o GLP...

O podercalorífico dos gases quantifica a sua capacidade de gerar energia, uma vez efetuada a combustão. 

Os gases com maior capacidade calórica são os mais pesados, sendo no entanto mais instáveis e perigosos.

4)
-------------------------------------------------
Composição
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversascorrentes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada(de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem(número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.

Na tentativa de prejudicar menos o meio ambiente, pode surgir a dúvida: qual é o maior poluente, o álcool ou a gasolina? Se a atmosfera pudesse escolher ela optaria pelocombustível que lhe causa menos danos, então saiba agora qual é. 

Vamos apresentar aqui as vantagens do álcool combustível: 

Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. 

Poder calorífico do álcool: 6300 cal/g. Esse número significa que o combustível libera grandequantidade de energia ao ser queimado. 

Apresenta preço acessível: O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, esta questão econômica é justificada pelo fato de que no ano 2000 o petróleo teve uma alta no preço. No ano de 2003 teve início a produção e venda de carros flexfuel (motores que funcionam com álcool e gasolina), a venda do álcool a partir daí teve um considerávelaumento. 

Em relação ao ambiente: o álcool é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo. 

Agora veja os agravantes da gasolina: 

Composição: combustível constituído basicamente porhidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). 

Produtos da combustão da gasolina: 

Dióxido de carbono (CO2): gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global. 

Monóxido de carbono (CO): formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível na gasolina, gerando assim resíduospoluentes. 

Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde. Resta então optar pelo álcool que é menos agressivo neste aspecto.

7) Quando os fogos de artifício coloridos são produzidos, o fabricante deve escolher a cor desejada, e para isso misturam à pólvora compostos de determinados elementos químicos.
No momento da explosão da...
tracking img