Bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O aquecimento é uma operação fundamental no trabalho laboratorial. Com essa finalidade se utilizam queimadores de gás, placas, fornos e mantas elétricas.
É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e comocomburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.De uma maneira geral, o gás entra no queimador pela sua base e seu fluxo é regulado por uma torneira externa na parte inferior do bico. A chama produzida por este queimador de gás pode variar de 300˚C a 1600˚C, à medida que o gás sobe pelo tubo do bico de bunsen o ar é injetado através deorifícios situados um pouco acima da base. A quantidade de ar pode ser controlada girando-se o anel que fica sobre os orifícios. O fenômeno de emissão acontece a nível atômico ou molecular pela excitação de um ou mais elétrons que absorvem energia térmica no presente caso, passando a um estado excitado obedecendo sempre os limites de transição permitidos dentro da eletrosfera em seu sub-nível. Adesexcitação desse elétron ou elétrons acontece de maneira muito rápida com a conseqüente emissão de fótons com comprimento de onda específico para o átomo em questão.
Quando as quantidades dos componentes da combustão é estequiométrica, isto é, não existe excesso de nenhum deles, obtém-se a maior quantidade de calor da reação. Qualquer componente sem reagir, rouba o calor da reação, abaixando opoder calorífico da chama.
Outras formas de aquecimento são o bico de Mecker e o bico de Tirril, ambos são semelhantes ao bico de Bunsen, porém os dois têm diferenças importantes. O primeiro tem um aquecimento com temperatura mais baixa, variando entre 750˚C e 850˚C, já o segundo só modifica na regulagem na entrada de ar, sendo este melhor que o do bico de Bunsen.
Além de aquecimento feito porbicos, há o aquecimento feito por fornos, o mais comum é a Mufla que é usado no tratamento térmico de peças metálicas ou pequenas séries, com temperatura máxima de 1.200°C, sendo assim utilizado em procedimentos que precisem de alta temperatura para serem realizados. Opcionalmente, pode ter atmosfera interna de nitrogênio, equipando-se para isso com rotâmetro e válvula de controle de vazão e pressãodo gás. Sua função é reduzir o ruído provocado pelas pulsações do gás da descarga permitindo a expansão no interior de suas câmaras. A mufla também diminui as ondas de pulsação em compressores de baixa rotação. Um dos processos em que este forno é mais utilizado é na calcinação, que consistem em oxidar as substâncias de determinada amostra, por meio do calor.
Há também outros tipos deaquecimento, como por exemplo a chapa elétrica que é utilizada para o aquecer de substâncias de uma forma em geral, principalmente as substâncias inflamáveis. Esta é a forma mais comum e segura de aquecimento em um laboratório de química, atualmente. Ela também pode ser utilizada para o agitamento de soluções, aquecidas ou não.
Ou por exemplo a manta de aquecimento que é um aparelho calorífico capaz degerar calor para promover o aquecimento de soluções.Uma manta de aquecimento é um aparelho geralmente com forma de um semicírculo com um fundo revestido por lã acrílica que permite um aquecimento eficaz e evita as perdas de calor para o exterior. Esta apresenta um interruptor com três posições para deste modo se poder selecionar a posição de acordo com o aquecimento desejado.A manta deaquecimento é especialmente usada nas destilações, filtrações aquente e em operações que exijam um aquecimento forte sem perdas de calor.Devido ao seu formato, as mantas são muito usadas para aquecer balões de fundo redondo.
Ao se aquecerem substância volátil e inflamável no laboratório deve-se sempre levar em conta o perigo de incêndio. Para temperaturas inferiores a 100°C use preferencialmente...
tracking img