Bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O bico de Bunsen é utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro, entre outros. Possui como combustível normalmente butano e propano e como comburente oxigênio do ar atmosférico que nesta proporção permite obter uma chama de alto poder energético.
Quando as quantidades dos componentes dacombustão é estequiométrica, isto é, não existe excesso de nenhum deles, obtém-se a maior quantidade de calor da reação. Qualquer componente da reação sem reagir, rouba o calor da reação, abaixando o poder calorífico da chama.
O bico de Bunsen é constituído de: base (local pó onde entra o combustível); anel (controla a entrada de ar - comburente) e o corpo (onde ocorre a mistura das componentesda combustão).
Fases da chama:
a) Zona Externa: Violeta pálida, quase invisível, onde os gases francamente expostos ao ar sofrem combustão completa, resultando CO2 e H2O. Esta zona é chamada de zona oxidante.
b) Zona Intermediária: Luminosa, caracterizada por combustão incompleta, por deficiência do suprimento de O2.
O carbono forma CO o qual decompõem- se pelo calor, resultando diminutaspartículas de C que, incandescentes dão luminosidade à chama. Esta zona é chamada de zona redutora.
c) Zona Interna: Limitada por uma “casca” azulada, contendo os gases que ainda não sofreram combustão.
Ebulição
Quando uma amostra de substância no estado liquido recebe energia na forma de calor,ocorre quando um sólido é aquecido:a temperatura da substância aumenta,suas partículas agitam-se maisintensamente,afastando-se uma das outras. Quando o liquido começa a se transformar em gás, a temperatura permanece constante até que todo o liquido tenha passado para o estado gasoso. Somente a partir daí sua temperatura volta a aumentar.
A mudança de estado de liquido para gás recebe o nome de vaporização. A vaporização tumultuosa de um líquido, com formação de bolhas, chama-se ebulição. Atemperatura constante na qual ela ocorre é chamada temperatura de ebulição. A temperatura de ebulição, da mesma forma que q de fusão,independe da quantidade de substância utilizada e também é característica de cada substância.

Objetivo
Manusear corretamente o Bico de Bunsen. Estudar o comportamento de substâncias liquidas e sólidas quando submetidas a aquecimento.

Materiais e reagentes
-Bico deBunsen
-Béquer de 250 ml
-Proveta de 100 ml
-Termômetro (-10 a 110 °C)
-Tripé
-Tela de amianto
-Suporte universal
-Cronômetro
-Água
-Tubo Capilar
-Vidro relógio
-Sódio
-Ácido benzóico
-Pistilo
-2 garras
-Béquer de 100 ml (usamos um tubo de ensaio)
-fósforo

Procedimento experimental
1° parte: Uso do bico de Bunsen
Acendendo o bico de Bunsen
-Feche a válvula de controle do gás dobico de Bunsen
-Conecte o tubo no distribuidor de gás
-Abra o distribuidor de gás
Como a válvula de controle do bico de Bunsen é lentamente aberta, acenda um palito de fósforo ou isqueiro próximo ao tubo de saída do queimador. Ocasionalmente o gás apagará o fósforo. Se o palito for apagado feche a válvula de controle enquanto um novo palito é aceso.
Ajustando o bico de Bunsen
-Ajuste a alturada chama abrindo ou fechando a válvula de controle de gás. A chama apropriada será a menor chama necessária para executar a tarefa.Uma chama que tem em torno de 5 á 8 cm de altura é suficiente para a maioria das tarefas no laboratório
-Ajuste o controle de ar até que a chama do bico esteja azul e contenha dois ou mais cones distintos. Chamas amarelas são resultados de pouco oxigênio na misturagasosa.O fluxo de oxigênio pode ser incrementado (ou reduzido) na mistura do gás ajustando o controlador da entrada de ar.
-Gire o anel inferior para um lado e para o outro. Observe a chama com o anel.Com o anel fechado a chama se assemelha com uma lamparina,já com o anel aberto se parece com a chama de um fogão a gás.
Apagando o bico de Bunsen
Apague a chama na ordem inversa na qual ela foi...
tracking img