Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Antropologia é um saber para o serviço social

Mariana Karine de Souza



Ribeirão das Neves
2009

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO..............................................................................................................8REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO
Para iniciarmos um estudo relacionando Antropologia e Serviço social é necessário entender que a antropologia é uma ciência que se ocupa do estudo do homem e das suas diversidades. O que quer dizer que ela vê o ser humano como é, no seu modo de ser, de agir, sejam de costumes, crenças e culturas. E este é o objetivo da antropologia, fazer com que o assistente social veja aspessoas sem as julgá-las sobre seu próprio olhar, pois cada qual tem seu modo de viver e saber também agir como verdadeiro profissional.

* A Antropologia é um saber para o serviço social
A Antropologia vem se vinculando ao serviço Social se tornando cada vez mais precisa no Brasil. O assistente social irá atuar sobre as necessidades da sociedade, defendendo os interesses coletivos, na área deinserção profissional principalmente em relação aos direitos civis, políticos e sociais. Para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou em 2004 como conteúdos obrigatórios algumas temáticas que se interagem com a antropologia, entre elas estão: a sociodiversidade, a globalização, as políticaspúblicas, a cidadania e outras. Estas que abrangem as questões relativas ao meio sociocultural, incluindo as dimensões da política e da economia. Para a formação em Serviço Social é necessário ter o conhecimento da sociedade brasileira das suas diferenças e seus interesses. De acordo com o artigo 5º, o profissional se serviço social atua nas expressões da questão social, formulando e implementandopropostas para seu enfrentamento, por meios de políticas sociais públicas (...), de organização da sociedade civil e movimentos sociais. Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista e crítica (...), com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais. (Brasil, 2004)
A antropologia consiste em auxiliar o assistente social a ver as pessoas como elassão, respeitando suas diferenças, suas manifestações coletivas que são próprias de cada grupo social. Estas diferenças podem ser de valores, crenças, modo de ser e agir. A sociedade esta em permanente mudança, por isso é fundamental que o saber e a prática do profissional se construa por meio da compreensão, um olhar crítico e uma atitude transformadora, com o compromisso de buscar alternativasque tornem mais justas as relações entre os homens. O assistente social não deve considerar como modo de avaliação normas e valores da própria sociedade ou cultura ao olhar determinadas ações humanas que pareçam estranhas ou erradas, mesmo porque essas questões são de ordem histórica, social, cultural, política e econômica, Em sociedades como a nossa, capitalista, “complexas e modernas”, existe umadiferenciação entre os grupos sociais que acaba construindo relações fronteiriças entre os indivíduos, produzindo, atitudes de discriminação e estigmatização, ou, em outras palavras, preconceito e marginalização e é isto que o assistente social precisa ter claro, a coexistência da diversidade e da desigualdade. Isto é o que discute Gilberto Velho em seu livro Individualismo e Cultura (1999).
Asaber, o ponto de vista da Antropologia permite enxergar e compreender a diversidade cultural e ao mesmo tempo procura denunciar as injustiças sociais e os conflitos. Assim o etnocentrismo e a violência entre os homens são os maiores desafios para a ciência antropológica. A pobreza e a desigualdade são temas das ciências sociais, mais no Brasil são os economistas que parecem estarem mais...
tracking img