Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-IESMA

MARTA DA CUNHA BARROS

Higienização das mãos dos profissionais de saúde que atuam no centro cirurgico
“Lavar as mãos: um pequeno gesto, uma grande atitude”


IMPERATRIZ - MA
2010

MARTA DA CUNHA BARROS

Higienização das mãos dos profissionais de saúde que atuam no centro cirurgico
“Lavar as mãos: umpequeno gesto, uma grande atitude”

Produção textual apresentado à disciplina de, Centro Cirurgico no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão, como requisito para obtenção de nota.

Orientadora: Prof. Enf Socorro Simonetti

Imperatriz
2010

As mãos são as principais responsáveis por transmissões de microrganismos durante aassistência aos pacientes, por isso que é tão importante a lavagem das mãos, para evitar a disseminação de infecções. A Higienização das mãos precisa ser realizada sempre antes de procedimentos cirúrgicos, ou seja, no pré-operatório e tem como finalidade eliminar os microorganismos da pele e reduzir as bacterias existentes.
A higienização das mãos é a medida individual mais simples para prevenirinfecções relacionadas à assistência à saúde. A escovação tem por propósito ajudar a prevenir a possibilidade de contaminação da ferida operatória por bactérias das mãos e dos braços.
A lavagem das mãos é, sem dúvida, o ato mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por todos que compõem a equipe de saúde, quantas vezesfor necessário, principalmente em ambiente de internação cirúrgica.

A lavagem das mãos é o procedimento mais importante e menos dispendioso para evitar a transmissão de infecções hospitalares. A média de oportunidades para a lavagem das mãos varia entre as diversas unidades do hospital, mas em geral a aquisição dos vários patógenos é reduzida quando técnicas de higienização das mãos sãodesenvolvidas mais frequentemente.(Borges, 2006).

A importância da higienização das mãos na prevenção da transmissão das infecções hospitalares é baseada na sua capacidade de abrigar microrganismos e de transferi-los de uma superfície para outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto, através de objetos (Santos, 2000).

A lavagem das mãos é uma prática de assepsia que removemicroorganismos temporários e residentes das mãos quando elas são friccionadas e/ou escovadas com sabão.Evita propagação de doenças, elimina da pele substâncias tóxicas e medicamentos e protege contra agressões do meio.
A lavagem das mãos é, sem dúvida, um tema que se pode tornar embaraçoso quando abordado diretamente, pois é difícil a um profissional de saúde assumir que falha em um aspecto tão elementar. Porisso, decidimos atuar como observadores, buscando informações mais verdadeiras e fidedignas possíveis quanto ao hábito de lavar as mãos. Apesar das campanhas para controle das infecções nos hospitais e de vários trabalhos relativos à lavagem de mãos, as mãos dos profissionais de saúde continuam sendo a fonte mais freqüente de contaminação e disseminação de infecção (Carvalho et al., 1988).Dentre os níveis de confiança para procedimentos de controle de infecções, a lavagem das mãos entra como uma comprovada eficácia na epidemiologia das infecções hospitalares. Dessa forma, essa técnica deve ser feita por todos que compõem a equipe de saúde, quantas vezes for necessário, principalmente em ambiente de internação cirúrgica, pois quando esses pacientes encontram-se internados para seremsubmetidos a cirurgias, eles estão muito sensíveis e sujeitos a qualquer tipo de infecção hospitalar.

Dessa forma todos os profissionais de saúde que trabalham nesse ambiente, devem se preocupar em mantê-lo limpo e seguro,para que não possam vir a causar algum prejuízo ao estado de saúde durante o período de internação.

É importante ressaltar a importância de uma correta prática de lavagem...
tracking img