Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Pessoal:

Gestão de si mesmo

RESUMO

Este ensaio trata do tema marketing pessoal enquanto um instrumento de administrar-se a si mesmo, enquanto um profissional, como um produto exposto dentro de um mercado amplo e competitivo. No texto considera-se a base teórica da orientação para o mercado como o fundamento não apenas do marketing como um todo, mas também, e, em especial,no marketing das pessoas. É vista como a essência do marketing pessoal uma abordagem tridimensional para se compreender e explicar a sua ação e abrangência: 1) o profissional enquanto personalidade sui generis; 2) a maneira como ele é percebido pelas outras pessoas; 3) a visibilidade que ele procura dar para si mesmo, sendo que cada uma destas dimensões implica em estratégias específicas decomposição da imagem, comunicação e atendimentos de princípios éticos seja na venda do produto “si mesmo”, seja na gestão de uma carreira profissional exitosa.
Palavras chave: marketing pessoal; comportamento social, carreira profissional.

INTRODUÇÃO

O marketing pessoal é um dos segmentos mais modernos de toda a ampla teoria do marketing. Por sua vez, esta evoluiu consideravelmente nosúltimos anos graças a muitas pesquisas. Uma das mais modernas visões do marketing é aquela que enfatiza a orientação para o mercado. E dentre os principais autores desta corrente se destaca o autor inglês George S. Day, em especial no seu livro, “A empresa orientada para o mercado”. Este foi o fundamento teórico assumido como mais importante, pela sua modernidade e principalmente pela esclarecimentoque traz para a marketing e particularmente para o marketing pessoal, ou marketing da própria pessoa.

De acordo com o autor existem elementos-chave que diferenciam as empresas orientadas para o mercado, sendo que, no núcleo de tudo está a cultura da valorização do cliente, construída através de um raciocínio estratégico e a partir de uma clara definição do mesmo. O autor esclarece tambémque uma convicta orientação para o mercado possibilita à organização a criar estratégias de êxito, quer ao antecipar ameaças, perceber oportunidades, realizando o máximo do seu potencial de realizar negócios.

Uma outra abordagem enfatizada neste artigo é aquela que assume que a própria pessoa do profissional é um produto disponível em um dado mercado amplo e mais competitivo, tratado aquicomo “si mesmo”. Tal como qualquer produto para ter êxito no mercado, o “si mesmo” igualmente tem de ser concebido criativamente, lançado de modo adequado e mantido através de inteligente processo de comunicação e extroversão. E, tomando-se em consideração a essência do marketing pessoal, este artigo procura aprofundar as suas três dimensões mais nucleares como, o profissional enquanto 1)personalidade sui generis, única, peculiar; 2) a maneira como ele é percebido pelas outras pessoas e o valor que lhe é atribuído por esta percepção; 3) e a visibilidade que ele procura obter para si mesmo através de estratégias conscientes, escolhidas e deliberadas para causar a impressão que ele precisa ter para marcar o seu espaço profissional, como é fundamentado pela consultora nesta área, LuciaBidart.[1]

Tomado o “si mesmo” como um produto individualizado alguns atributos foram destacados como a criação e a manutenção de uma imagem e de marca identificadora e promotora da sua identidade que possam refletir as suas qualidades mais diferenciadoras.

Entre as estratégias pessoais consideradas originais são propostas aqui neste texto a etiqueta e o comportamento social, a ética nosposicionamentos profissionais e a gestão da carreira. Para esta argumentação foram pesquisados diversos autores citados na bibliografia. Hoje, a literatura nacional é contemplada por vários textos e por personalidades destacadas como consultores e professores desta disciplina. Muitos textos serviram de inspiração a esta composição entre os seus autores estão citados Cláudia Matarazzo, Lígia...
tracking img