Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diagnóstico da utilização dos instrumentos de Marketing Contábil em escritórios de contabilidade.

Rosângela Maria Avelar
Luiz Carlos Duclós

Resumo

Atualmente, no contexto global a competitividade está em evidência em todos os aspectos da sociedade. Assim, é necessário haverestratégias para competir com a concorrência. O marketing contábil oferece estratégias que auxiliam os escritórios contábeis a conquistar e manter os clientes fiéis à marca da organização e, conseqüentemente, colabora para a valorização de toda a classe contábil. Este trabalho teve por objetivo geral verificar se os profissionais responsáveis pelos escritórios de contabilidade se utilizam do marketingcontábil para vender seus serviços. A amostra desta pesquisa foi composta por 41 empresas contábeis de Ponta Grossa, associadas junto ao SICOPON - Sindicato dos Contadores de Ponta Grossa -, num universo de 75 empresas. Para a realização da coleta de dados utilizou-se os caminhos da pesquisa de campo, tendo como instrumento de pesquisa a técnica de aplicação de questionários. O questionário foielaborado com perguntas direcionadas para a obtenção da resposta decorrente da situação-problema desta pesquisa. Portanto, os resultados apresentados são referentes ao grupo estudado, não devendo ser generalizado e, sim, aproveitar tal verificação para estudos futuros de casos que tenham ficado sem condições de inferência. Após a análise e interpretação dos resultados obtidos, foi possível observar comoos escritórios se posicionam no mercado e sua relação com o marketing contábil. Verificou-se através da pesquisa realizada, que os contadores fazem pouco uso do marketing em seus escritórios limitando-se a propagar a sua marca através dos próprios clientes.

Palavras-chave: Marketing. Marketing de Serviços. Marketing Contábil.

1 INTRODUÇÃO

Numa economia globalizada, torna-se necessário sevaler de meios estratégicos para fazer frente à concorrência, sendo que para este fim o marketing é um forte aliado, pois visa conquistar e manter a fidelidade do público-alvo, através da satisfação de seus desejos e necessidades. O marketing envolve as ações que se iniciam desde a maneira como o cliente é atendido, seguido pela forma como o produto ou serviço é apresentado e, finalmente,verificando-se a satisfação do cliente após a contratação do serviço ou a compra do produto. Dessa maneira, o marketing não pode ser confundido com publicidade, pois esta é uma das ferramentas do marketing que objetiva a promoção da marca através de campanhas na mídia.
Diante deste contexto, os profissionais contábeis que possuem empresas contábeis podem se utilizar de estratégicas de marketing paraconquistar clientes sempre com competência profissional e ética no trabalho. Assim, o marketing contábil, é o esforço estratégico que permite ao empresário contábil ser conhecido e reconhecido pelo seu público-alvo fixando-se assim a marca da empresa contábil no mercado.
O aprimoramento da contabilidade está voltado para a satisfação do usuário embasando-se no fato histórico como foi a RevoluçãoIndustrial que revolucionou as técnicas contábeis, pois na época necessitava-se de um novo perfil de profissional visando satisfazer a nova demanda de usuários sendo eles acionistas das indústrias que necessitavam de informações focalizando a segurança de seus investimentos.
Já na era atual observa-se um novo desafio para os profissionais contábeis, pois o panorama econômico modificou-se com oaperfeiçoamento da tecnologia e com a conseqüente globalização que desencadearam o crescente aumento da concorrência. Tornando-se assim necessário a adaptação dos contadores aos tempos atuais buscando através do Marketing Contábil a ferramenta que ira auxiliá-lo a se destacar no mercado altamente competitivo.
Nesse contexto, enfatizando principalmente os profissionais que atuam nos escritórios...
tracking img