Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Empreendedorismo
O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios.
Os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras.Além disso, desenvolvem um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos.
O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas proativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar aqualquer atividade humana; como, aliás, pode-se observar em todas as áreas do saber, que paulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim. Os empreendedores são encontrados, agora, em casa, na comunidade, dentro de uma organização ou no meio de uma assembleia sindical, ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas.
Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos aindamais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. O cenário global atual aponta, portanto, não só para alternativas econômicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento que estimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo. Assim o é o desenvolvimento territorial, que, ademais, realiza uma abordagem que parte dolocal para o global e reforça o planejamento produtivo pela própria comunidade, com aproveitamento das vocações e potenciais locais.
2 O que é Empreender
Criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade ter ideias inovadoras e desafiadoras.
Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade. Tervisão de dono.
3 Diferença entre um negócio e um novo negócio
Em economia, negócio, é referido como um comércio ou empresa, que é administrado por pessoa(s) para captar recursos financeiros para gerar bens e serviços, e por consequência proporciona a circulação de capital giro entre os diversos setores. Em apertada síntese, podemos dizer que, entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômicacom o objetivo de gerar lucro. Quando um comércio ou empresa deixa de gerar receitas, ou seja, lucro muitos empresários ou empreendedores passam a estudar a possibilidade de se lançar um novo produto ou marca.
4 A taxa de extinção de negócios, mortalidade Empresarial
* 1º ano varia entre 30% e 61%
* 2º ano varia entre 40% e 68%
* 3º ano varia entre 55% e 73%
O SEBRAE (Serviço Brasileiro deApoio as Micro e Pequenas Empresas) Mostra que: De 100 empresas abertas, 73 fecham antes de completar três anos. Faliram ou fecharam por falta de lucro.
As principais causas de morte prematura são o desconhecimento do mercado, a falta de capital de giro, concorrência mais ágil e preços melhores, desconhecimento técnico, modismo, saque de dinheiro para despesas pessoais, baixos investimentos emcomunicação, descontroles contábeis e administrativos, baixa qualificação de mão-de-obra, níveis de dívidas bancárias insustentáveis.
Outras causas que levam ao fechamento das empresas:
* comportamento empreendedor pouco desenvolvido
* falta de planejamento prévio
* gestão deficiente do negócio
* insuficiência de políticas de apoio
* flutuações na conjuntura econômica
*problemas pessoais dos proprietários
A economia mundial do último século passou por grandes transformações e dentre essas está o surgimento de uma elevada quantidade de atividades exercidas à margem da lei. Com o objetivo de combater a informalidade e de reduzir as dificuldades enfrentadas por esse importante setor da economia, o governo resolveu criar mecanismos de acesso ao mercado formal através de...
tracking img