Europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. (Uerj 2013)


A despeito das taxas de fecundidade apresentadas, a estabilidade demográfica, projetada para vários países desenvolvidos em 2050, baseia-se em fenômenos atuais, com destaque para:
a) redução da natalidade, estabelecida pela maior expectativa de vida
b) expansão da mortalidade, provocada pelo envelhecimento dos grupos etários
c) deslocamento populacional,condicionado pelas disparidades socioeconômicas
d) demanda por mão de obra qualificada, favorecida por políticas governamentais

2. (Udesc 2012) O Eurotúnel inaugurado em 1994 consumiu bilhões de dólares e oito anos de trabalho para ser construído por dois países europeus, que são:
a) França e Reino Unido.
b) Espanha e Portugal.
c) Alemanha e Reino Unido.
d) Bélgica e Espanha.e) França e Alemanha.

3. (Espm 2012) Observe a matéria:

Itamaraty pede explicações sobre maus tratos a brasileira idosa

Brasil começará a aplicar medidas de reciprocidade.
O Itamaraty reiterou o pedido de explicações pelo tratamento dispensado à aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, barrada no Aeroporto, ao tentar entrar no País. Ela teria ficado três dias retida noaeroporto por não ter uma carta-convite, exigência aos brasileiros que chegam ao país para se hospedar na casa de familiares e amigos. Dionísia foi deportada e voltou ao Brasil na última sexta-feira.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 13/03/12.

O país retratado na matéria com o qual o Brasil tem tido constantes desgastes diplomáticos sobre a questão migratória, é
a) Espanha.
b) Argentina.
c)Estados Unidos.
d) Cuba.
e) França.

4. (Uerj 2012) De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças respiratórias, sendo que quatro em cada cinco crianças desenvolviam bronquite crônica ou doençasdo coração na idade de sete anos. Em Telpice, uma cidade no noroeste da Tchecoslováquia, a contaminação atmosférica mantinha as crianças dentro de casa cerca de um terço do inverno. Na tentativa de preservar as crianças com boa saúde, as aulas eram realizadas em cidades mais limpas seis semanas por ano.

Adaptado de www.cato.org

Os países do extinto bloco socialista europeu sofreram osimpactos ambientais legados pelas suas respectivas políticas de desenvolvimento econômico. Esses impactos ambientais estavam associados, principalmente, à seguinte causa:
a) controle estatal acentuado, ocasionando a censura à ação política da sociedade civil
b) indústria de base incipiente, promovendo o crescimento dos setores industriais mais poluentes
c) mão de obra desqualificada,inviabilizando o desenvolvimento de equipamentos de redução das emissões tóxicas
d) fiscalização governamental ineficaz, estimulando a busca de lucros exorbitantes pelas empresas instaladas nesse bloco

5. (Ufu 2012) O euro vai mal. Registrou uma queda em relação ao dólar, valendo agora US$1,2696 [...] no dia 6 de maio, a moeda única europeia perdeu quatro centavos. Não é uma queda catastrófica.Ela agrada os exportadores, prejudicados com o vigor do euro em relação ao dólar ou ao iene. Mas na realidade o recuo da moeda é sinal da péssima saúde da União Europeia e da zona do euro [...]. A zona do euro, essa entidade cujo objetivo é reunir as economias discrepantes do Velho Continente, está dividida em duas zonas: ao norte, os "virtuosos" [...] que prosseguem sua marcha para a frente. Aosul, os "estropiados" [...] todos em recessão.

Disponível em: . Acesso em: jul. 2012 (fragmento adaptado).

A recente crise na União Europeia arrasta-se desde os idos de 2008, tendo se aprofundado em 2011 e seguindo cada vez mais forte em 2012. Sobre esta temática, faça o que se pede.

a) Apresente e explique, pelo menos, duas causas da crise recente da União Europeia.
b) Cite dois...
tracking img