A influencia das podopatias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência das podopatias relacionado à auto-estima

Adriana Inácio¹
Rosimery S. Flores²
Valdinéia Apolinário³
Resumo:A influências das podopatias à auto-estima, sobre a lamina ungueal e sua estrutura. Podopatias diversas, como; Onicocriptose; que se trata da unha encravada e suas causas e tratamento. Fissuras que acometem nas regiões calcâneas, trazendo mal estar ao paciente e resultampelo ressecamento da pele, e o tratamento. Calosidade difere do calo somente pela extensão da área afetada nos pés também produção em excesso de células mortas e o tratamento. E incluímos também o dicionário de podopatias. Tudo isso influencia muito na auto-estima das pessoas e por isso buscam cada vês mais os tratamentos para se sentir bonitas e saudáveis sem não ter que se isolar ou se esconderda sociedade por se achar feia.
Palavra-chave: Podologia. Autoestima. Tratamento.
1. Introdução
Na sociedade como um todo, as pessoas se preocupam com a aparência em geral, tanto dos cabelos, roupas, maquiagem, unhas e etc. Assim também com unhas saudáveis, com isso a mesma precisa se sentir bempara a convivência social, aonde buscam cada vez mais um tratamento que concilia o bonito com osaudável.
Com isso a podologia vem ganhando cada vez mais espaço de trabalho por ser uma área que além de melhorar a aparência, trata das podopatias. Sendo assim unhas tratadas um item fundamental para imagem pessoal, muitas mulheres com podopatias se sentem frustradas e inseguras diante de outras pessoas.
Uma unha com qualquer problema influência diretamente sua autoestima, cita Marta que umdos ingredientes que compõem nossa auto-estima é a nossa auto-imagem. Se sua imagem lhe desagrada, conseqüentemente, você poderá começar a se comportar de modo a demonstrar insegurança, timidez, medo do desconhecido e vergonha, ou seja, mostrará que sua auto-estima está em baixa. A auto-imagem que temos é capaz de travar nosso potencial, assim como pode fazer com que nosso talento evolua. Por isso étão importante se amar e se cuidar. Assim, antes mesmo de se expressar verbalmente, você mostrará que gosta de ser bem tratada.
Diante disso o objetivo do presente trabalho é informar as pessoas o cuidado que devem ter com seus pés. Pois ele é a sustentação e locomoção, com esses cuidados automaticamente vem àauto-estima, com isso o bem estar. Nada melhor que estar feliz e saudável.

Quandosobre as podopatias, os devidos cuidados que devem ter para que não aconteçam problemas posteriormente que diretamente atinge sua auto-imagem sua convivência entre outras pessoas.
2. Fundamentação Teórica
2.1 Estruturas da lâmina ungueal- a unha
As unhas são compostas de uma substância bastante resistente, recoberta por uma película de proteína denominada queratina, é porosa e se encontra sobreuma área de intensa irrigação sanguínea. A raiz, o leito, a lâmina ungueal, a dobra proximal, as dobras laterais, a borda livre e o eponíquio (cutícula) compõem a estrutura da unha (PRÔA; VIEIRA, 2007).
Além das mãos os pés são partes do corpo que ficam expostos, por isso principalmente as mulheres sabem da importância da lâmina ungueal, também conhecida como unha. No entanto, a unha tem umaimportância muito grande, a de proteger a extremidade dos dedos, pois sem elas as pessoas não conseguiriam executar nem mesmo um movimento simples, sem correr o risco de sentirem dor.
A unha é um assunto à parte, porque constitui um dos anexos cutâneos mais importantes para o conhecimento do Podólogo. Trata-se de uma lâmina dura, porém flexível, semitransparente que serve para revestir e proteger asextremidades dos dedos dos pés e das mãos. Sua denominação deriva do termo latino “úngula”, uma lâmina dorsal semitransparente que cobre a porção dorsal dos dedos, (BEGA, 2006).

Segundo Prôa e Vieira, a estrutura da unha é composta por:
* Eponíquio (cutícula): Película que se destaca da pele na parte mais próxima à unha.

* Borda Livre: Parte do corpo da unha que se estende além da...
tracking img