Europa

Páginas: 12 (2809 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Aspectos físico-naturais
Clima: predomina o temperado, com variações continentais e oceânicas. Há também áreas de clima mediterrâneo (ao sul), polar (ao norte) e alpino (nas altas montanhas).

Relevo: composto, principalmente, por planícies (destaque para a do sul da Inglaterra, as do norte da França, da Alemanha e da Itália e a Rússia). Dobramentos modernos aparecem ao sul da Europa e formama cadeia Alpina, que inclui Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso.

Hidrografia: os rios mais importantes são o Volga (Rússia), o Danúbio (que nasce na Alemanha, atravessa sete países e deságua no mar Negro) e o Reno (que corta a região mais industrializada da Europa, incluindo Alemanha e França, e desaguando no porto de Roterdã, na Holanda).

Aspectos econômicos, políticos ehumanos
Europa ocidental: principal região econômica da Europa, engloba Alemanha, França e Reino Unido - as economias mais fortes da Europa. Concentra a maior parte das indústrias europeias e também é favorecida por um sistema de transportes moderno, rápido e multimodal, que permite intensa circulação de mercadorias e de pessoas.

Europa centro-oriental: envolve os países da antiga União dasRepúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), detentores dos piores índices socioeconômicos da Europa e marcados por alta disparidade de renda. Sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.

União Europeia (UE)
Começou com o Tratado de Roma, assinado em 1957 por Benelux (antigo bloco formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo), França,Alemanha e Itália. A partir daí, os países, já integrados economicamente, estabeleceram integração política e a livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas. 

Em 1992, o Tratado de Maastricht implementou o euro (moeda emitida pelo Banco Central Europeu para circular nos países da UE), criou uma política externa e um plano de defesa comum aos membros do bloco.

Desde2007, a UE conta com 27 países-membros e se depara com o desafio de diminuir a desigualdade econômica entre eles - principalmente entre Europa Ocidental e Oriental.





A Europa é um continente que faz fronteira com a Ásia, a leste; é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, ao Norte; pelo Atlântico, a Leste; e pelos mares Mediterrâneo e Negro ao Sul, fazendo fronteira com o Oriente Médio através doEstreito de Bósforo (confira o mapa). Localiza-se totalmente no Hemisfério Norte do planeta e, ao mesmo tempo, nos Hemisférios Ocidental e Oriental. Por estar geograficamente “colada” com a Ásia, muitos se referem a esse bloco continental como Eurásia.
Durante muitos anos (desde o século XVI), a Europa foi considerada como o principal centro econômico e científico do mundo, perdendo esse postodurante o século XX. Na verdade, essa liderança não pertencia ao continente europeu como um todo, mas sim a algumas potências econômicas da região, com destaque para a Inglaterra e a França.
Apesar da relativa baixa desses países em face de economias como a dos Estados Unidos e a da China, a Europa possui o maior e mais poderoso bloco econômico do mundo, aUnião Europeia. Esse bloco diferencia-sedos demais por ser o único a garantir a livre circulação de bens, mercadorias e pessoas, além de ter uma moeda própria: o euro, adotada por quase todos os países-membros.
Se observarmos atentamente o mapa acima, poderemos ver que a Europa mais parece uma “colcha de retalhos”, pois ela possui um grande número de países em um pequeno espaço. No total, são 50 países espremidos em cerca de 10.500.00km², algo pouco maior que o território brasileiro.
Isso se deve às constantes guerras e disputas políticas que ocorreram nessa região ao longo da história, em que as inúmeras etnias existentes buscaram por suas independências e construíram os seus respectivos Estados Nacionais. Apesar disso, ainda existem muitos povos cuja nação não possui pátria, como o povo catalão, cujo território pertence à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Europa
  • Europa
  • europa
  • europa
  • europa
  • Europa
  • Europa
  • Europa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!