Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do aluno (completo)
Exemplo: Mariana da Silva Quadros








Título do projeto: subtítulo (se houver)
Exemplo: O papel do ensino pública no governo Jânio Quadros: cinco meses de história









Projeto de Pesquisa apresentado para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, em cumprimento parcial às exigências do Curso________________, das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (SP), para obtenção do diploma de graduação.
Área de concentração: _____________
Linha de pesquisa: __________________


Orientador: Prof. Dr. Antônio Vieira Jr
(modelo)




Santa Fé do Sul (SP)
2013


Sumário1. Introdução (apresentação do tema) 3
2. Delimitação do tema (objeto de estudo) 3
3. Justificativa (relevância) 3
4. Definição e formulação do problema 3
5. Objetivos 4
1. Objetivo geral 4
2. Objetivos específicos 4
6. Hipóteses 4
7. Fundamentação teórica (literatura) 4
8. Metodologia5
9. Cronograma de atividades 5
10. Suprimentos e equipamentos (se houver) 5
11. Custo do projeto (se houver) 5
12. Referências 5
13. Bibliografia a ser consultada 6























1. Introdução
Nem todos os modelos de projetos de pesquisa incluem uma introdução. Muitas vezes passa-se diretamente aosobjetivos. Mas é bom não esquecer de que quem lê um projeto lê muitos. É sempre conveniente, portanto, introduzir o tema da pesquisa, procurando captar a atenção do leitor/avaliador para a proposta. A redação, como nos demais capítulos, deve ser correta e bem cuidada. Na Introdução, é de se esperar que seja apresentado o tema de pesquisa. Escolher um tema é, provavelmente, uma das coisas mais difíceis paraum pesquisador iniciante. Um bom começo, portanto, é conhecer o que outros já fizeram, visitando bibliotecas onde seja possível encontrar monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais trabalhos podem servir como fonte de inspiração, além de familiarizar o aluno com os aspectos formais, teóricos e metodológicos do trabalho científico. (obrigatório ainserção de citações). Entre dez e 15 linhas.

2. Delimitação do tema/objeto de estudo (tempo e espaço)
Para que uma pesquisa tenha objetividade e conduza o aluno-pesquisador a respostas científicas, e fundamental que estude temas específicos. Ele deve fazer um recorte da realidade (fato) a estudar. Quanto mais delimitado for o objeto de estudo mais profundidade terá. Ou seja: saber mais sobre menos enão menos sobre mais. O que se busca é a especificidade científica.

3. Justificativa
É o momento de você dizer por que a universidade, o orientador ou uma agência de fomento deve apostar na pesquisa proposta. Por quê? Para quê? Para quem? Neste capítulo é justificada a relevância do tema para a área do conhecimento científico à qual o trabalho está vinculado.

4. Definição e formulação doproblema (uma pergunta da realidade)
Um problema científico tem a forma de uma questão, de uma pergunta. Mas é uma questão de tipo especial. É uma pergunta formulada de tal maneira que orientará a investigação científica e cuja solução representará uma ampliação de nossos conhecimentos sobre o tema que lhe deu origem. Uma resposta provisória a este problema científico é a hipótese. A pesquisacientífica deverá comprovar a adequação da hipótese, se ela, de fato, é uma solução coerente para o problema científico. É fundamental que a formulação do problema científico seja adequada ao objeto de estudo (tema). O aluno-pesquisador não pode confundir problema pessoal com o científico. São distintos. O primeiro é um problema individualizado e fechado. O segundo é de interesse público. Ou seja,...
tracking img