Agricultura sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agroecologia
Agricultura Sustentável

Sumário

1. Introdução 4
2. Agricultura 5
2.1. Agricultura no Brasil 6
2.1.1. Agricultura Familiar 7
2.2. Fertilizantes 7
2.3. Agrotóxicos 8
3. Sustentabilidade 9
3.1. Desenvolvimento Sustentável 9
4. Agroecologia 10
4.1. Princípios ecológicos nos programas de desenvolvimento rural 12
4.1.1. Avaliações feitas pelas ONGs 134.2. Economia na agricultura sustentável 15
5. Conclusão 15
6. Referência Bibliográfica 16

1. Introdução

Neste trabalho mostrarei como a principal e antiga atividade comercial do país, agricultura, pode fazer parte do assunto mais comentado do século XXI, sustentabilidade. Além de retratar que a sustentabilidade não cabe só no assunto sobre meio ambiente, aponta também paraparte social e econômica da atividade.
A agroecologia consiste em uma proposta para a agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Uma nova proposta para agricultura trazendo métodos que antigos povos faziam sem ter o uso de fertilizantes, maquinários e agrotóxicos.

2. Agricultura

Agricultura é a união de técnicas usadas no solo para o cultivo devegetais com objetivo de retirar alimentação humana e animal e produção de matérias-primas. Sua história é antiga na humanidade, começando no período neolítico, onde a agricultura acontecia a redores de rios, como o Rio Nilo, o que se pode dizer que já eram terras fertilizadas e não necessitava de desmatamento. Essa atividade produtiva é de grande importância para o homem, pois é de onde eleretira seu alimento. Existem três fatores dentro dessa atividade: o físico, clima e o solo; o fator humano, mão de obra (cuidados e a colheita); e o fator econômico, nível de tecnologia posta na produção (quanto mais mecanizada, menos uso da mão de obra) e o valor da terra.
Há duas vertentes na agricultura que são: primitiva ou de subsistência e comercial ou monocultura.
* Agricultura primitiva oude subsistência: praticada em propriedades pequenas, tem finalidade de fornecer o alimento para os trabalhadores que estão envolvidos na produção, e fornecer para o comércio local. Exemplo de plantios: milho, arroz, batata, etc.

* Agricultura comercial: praticada em propriedades grandes, tem aplicação de alta tecnologia na sua extração e preparação da terra e tem finalidade para ocomércio interior ou até mesmo a exportação. Neste tipo de plantação, existe só um tipo de produto que é plantado.
Na agricultura comercial há muito uso de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos e máquinas) que favorece no aumento significativo na produção, sem que tenha muita contratação de mão-de-obra. Enquanto na agricultura primitiva, a mão-de-obra é usada com mais intensidade, quantidade defuncionários é maior, não há máquinas e a produtividade é baixa, pois a tecnologia é inexistente neste setor.
Essa diferença provoca uma grande disparidade, pois as grandes propriedades rurais estão voltadas a produção para mercados externos e para as indústrias, o que deixa o abastecimento interno prejudicado.

3.1. Agricultura no Brasil

No Brasil a agricultura é muito importante naeconomia do país, já que é atividade econômica que dá mais lucro ao país. O começo da agricultura foi no século XVI, na região do Nordeste, na época era conhecida a área como Capitania Hereditária, o cultivo era de cana. Com o uso da mão-de-obra escrava e grandes latifúndios, e monocultura, a cana era o foco na agricultura, havia pouca plantação para o sustento da população na região.
Osvegetais começam a ganhar mais expressividade a partir do século XIX, nessa época também começa a crescer o principal produto brasileiro, o café. A produção de cana ficou estagnada, pois os engenhos abandonaram a produção e a mão de obra foi voltada a plantação de café e a mineração. O café foi um dos fatores para ocorrer o desenvolvimento no país, pois no século XIX o café começou a ser exportado e...
tracking img