Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS DE PROMOÇÃO – PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING


- REVISANDO ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES

■ Marketing
“É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos /serviços de valor com outros”. KOTLER, 1998.

“Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição deidéias, bens e serviços de modo a criar trocas (comércio) que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. A ação de marketing é mais ou menos ampla conforme o enfoque de cada empresa”. BLESSA, 2005.

■ Marketing de Varejo
“Atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. O varejo inclui as atividades envolvidas na venda de bensou serviços diretamente aos consumidores finais”. Fonte: POPAI

■ Trade Marketing
O Trade Marketing é o marketing feito junto aos canais de distribuição com o objetivo de estreitar a parceria e relacionamento junto a estes canais de distribuição.

■ Publicidade
Significado do Latim – Publicus.
Tornar público, informar. Portanto, não traz a ideia de convencimento, mas sim deinformação.

■ Propaganda
Significado do Latim - Propagare
Usada pela 1ª vez pela Igreja Católica, no sentido de propagar a fé católica e arrebanhar mais fiéis. Idéia de persuasão, convencimento.

A propaganda pode ser definida como a manipulação planejada da comunicação, que visa pela persuasão, promover comportamentos em beneficio do anunciante que a utiliza.
Propaganda é a divulgação de umproduto ou serviço com o objetivo de informar e despertar interesse de compra nos consumidores. Ela utiliza inúmeros veículos (canais) por onde são transmitidas suas mensagens. Os mais conhecidos são: a televisão, o rádio, o jornal, a revista, o outdoor, a mala direta e a internet, entre outros.

Portanto, podemos dizer que a propaganda é todo o esforço feito através dos meios de comunicação paralevar o comprador ao produto, fazendo com que o produto/serviço seja conhecido através mídia, para que o consumidor vá à loja.






- CONCEITOS ESSENCIAIS – CENTRAIS DO MARKETING


[pic]



Necessidades: tudo o que é necessário para a manutenção da nossa vida: comida, bebida, sexo, abrigo, sono, etc

Desejos: tudo aquilo que queremos, mas não é necessário à manutenção da nossa vida.Demandas: é o grau de procura de um produto pelo público-alvo.

Mercado-alvo: mercado que a empresa deseja atender e satisfazer. Esse mercado tem necessidade e desejos, percepções de valor ou comportamento de compra relativamente semelhante.

Segmentação: É o processo de identificar grupos de consumidores que sejam relativamente homogêneos.

Produto e Oferta: produto é qualquer coisa(bem, serviço, idéia, pessoa, instituição etc.) que potencialmente possui valor e satisfaz necessidades ou desejos.

Valor e Satisfação: Qualidade percebida X Custo percebido. Para atingir a satisfação do cliente é necessário conhecer, avaliar os valores que contam mais para o seu cliente em relação ao produto que você oferece.

Troca e transações: Troca é o ato de se obter um objeto desejadooferecendo algo como retorno. Transação é a unidade de medida do marketing. Uma transação é composta de uma troca de valores entre duas partes.

Concorrência: Concorrente é todo aquele que concorre com você.

Ambientes de Marketing Macro e micro ambientes: macroambiente envolve os ambientes Demográfico, econômicos, político-legal, sociocultural, tecnológico e natural. Microambiente consiste emforças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos.

Marketing Mix ou composto de marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção. (4ps).



■ Marketing Mix – Composto de Marketing – 4 P’s





[pic]


- CONCEITOS DE MERCHANDISING – PROMOÇÃO E...
tracking img