Beyond budjeting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

BEYOND BUDGETING NA ÓTICA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE

Tangará da Serra – MT
Maio de 2012

BRUNA DUARTE DE CAMPOS
DANIELA PEREIRA RAMOS
EDCLÉCIA ELAINE MARTINS DE SANTANA
ISIS JACQUELINE TEXEIRA DANTAS
JANAINA VIANADOS SANTOS
JOSÉ SILVA RAMOS JÚNIOR

BEYOND BUDGETING NA ÓTICA DO PLANEJAMENTO E CONTTROLE

Pesquisa realizada para cumprimento das exigências e aperfeiçoamento de conhecimentos da disciplina de Orçamento Empresarial do 5° semestre do curso de administração em empreendedorismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.
Prof. Maykon Jessé B. CamargoTangará da Serra – MT

Maio de 2012
Resumo

O Cenário em que as empresas estão inseridas atualmente é diferente do cenário da era industrial, hoje vive-se a era da informação, onde o mercado está altamente competitivo e imprevisível, sendo necessário que as empresas se adaptem a este novo contexto de mercado, necessitando de flexibilidade e adaptabilidade em seus processos. Sendo assim oorçamento tradicional deixa de ser utilizado por muitas empresas como ferramenta principal de análises futuras, deixando de atender as expectativas das organizações. O Beyond Budgeting vem para suprir as necessidades das empresas que buscam por modelos de gestão em que haja flexibilidade e descentralização, e que possam ainda sustentar um desempenho competitivo superior. Aborda um conjunto deprocessos alternativos que apoiam metas e objetivos, coordenação dinâmica da empresa, e controle de vários níveis administrativos. Essa abordagem possibilita aos gestores autoconfiança e liberdade para pensar de modo diferente e de forma ágil, tornando as decisões mais rápidas, possibilitando uma empresa mais empreendedora e inovadora.

Palavras-chave: Orçamento, Beyond Budgeting,Descentralização.

Introdução

Pode se dizer que as organizações estão sempre em buscar de métodos e procedimentos que possam lhes trazer mais lucros e que também diminuam os gastos, na administração financeira isso é ainda mais visível, pois é neste departamento que funciona o coração da organização. Milhares de organizações mundo a fora estão deixando de lado o método de orçamento tradicional e se adaptando ànovas ferramentas de análise financeira, neste estudo abordaremos o método orçamentário conhecido por não aplicar os padrões normais de orçamento o Beyond Budgeting mais conhecido como “ além do orçamento”.
As organizações que implantaram este método tem constatado uma melhora significativa nos resultados, justamente por ele da ênfase no resultado final, o Beyond Budgeting trata-se de um métodototalmente adaptável e passa a responsabilidade do resultado final para todos os envolvidos, deixando os gerentes operacionais livres para efetuarem as tomadas de decisões.

Beyond Budgeting
O orçamento é uma ferramenta gerencial descrita de forma quantitativa que auxilia na tomada de decisões futuras para um determinado período, podendo influenciar nos assuntos financeiros e não financeirosda organização, servindo de base para todas as atividades da organização durante o período.
O orçamento é um plano detalhado da aquisição e do uso dos recursos financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos (NOREEM; GARRISSON, 2001, p.262).
O Beyond Budgeting nasce da visão de algumas empresas de que oorçamento é uma ferramenta com erros por superestimar receitas, tratar os objetivos com menor relevância e participação superficial dos colaboradores, como atualmente o mercado se encontra altamente competitivo o modelo de gestão industrial não atende mais a dinâmica do mercado atual. A tendência é que com a evolução de mercado as empresas tende a adotar sistemas de gestões descentralizadas, visando...
tracking img