Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reconhecer a importância de informações, como a validação de uma idéia em um bom negócio, ou mesmo a correta implantação de ferramentas de marketing, com a existência de potencial e as habilidades de um empreendedor são de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento.



1) Analise o perfil de David Portes, e explique se ele é ou não um empreendedor com excelentes estratégiasde marketing, identificando cinco características desse perfil que são identificadas no palestrante. Apresente sua resposta em um texto de 6 a 10 linhas, justificando-a de forma fundamentada. (2,5 pontos)

David Pontes é um empreendedor com estratégias atuais de marketing. Enquanto encontrava-se em situação precária de sobrevivência, suas necessidades e desejos afloravam, ele buscava umasolução para sua atual situação, e com uma simples idéia construiu seu patrimônio, multiplicou o dinheiro , teve uma idéia, acreditou nela, e ao deparar-se com o reconhecimento de seus esforços , rapidamente elaborou estratégias que o levasse ao sucesso. David foi autêntico, utilizou de sua empatia para criar a oferta certa para o perfil de seu cliente, cativou os clientes, criou laços , vendia comentusiasmo e buscava sempre à satisfação dos fiéis consumidores de seus serviços.

Segundo Kotler (1994, p.25) “ Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, ofertas e troca de produtos de valor com outros “

David utilizava a propagação de marketing , conquistava mais e mais clientes ao investir em pequenos esimbólicos “ brindes” , e ao sorrir-lhes diariamente, ele abria as portas para um “ futuro”cliente .





2) Em um texto de 6 a 10 linhas, indique e justifique, de forma fundamentada, como o nosso personagem David Portes buscou relações duradouras e a fidelização de seus clientes, citando a eterna preocupação em seu relacionamento com os clientes. Apresente uma análise, explicando por que essashabilidades e competências foram determinantes para o sucesso do negócio. (2,5 pontos)

De acordo com a pirâmide de Maslow, o ser humano organiza suas necessidades por hierarquia de importância e de influência. Ficando claro a base principal dessa pirâmide as necessidades fisiológicas e as necessidades de auto-realização no topo da pirâmide.

David buscou satisfazer a todos os seusclientes, promoveu oferta de produtos segmentando o produto à preferência do seu cliente, dando qualidade e preço digno não somente aos produtos encontrados em sua banca quanto ao seu atendimento. David Pontes desde o inicio atendia a seus clientes com um sorriso, criou laços, chamava seus clientes pelo nome, promovia sorteios semanais de seus produtos, investia no marketing de sua barraca e deseus serviços, criando condições para a venda permanente de seus produtos, buscando as mais atuais formas de levar ao seu cliente, não somente o que o mesmo comprava, mas o diferencial de seu atendimento. David criou uma base de dados de todos os seus clientes, onde sua lista incluía nada menos que 5000 ( cinco mil) nomes com telefone para contato, data de aniversário, email e telefone de contato,possibilitando ao mesmo uma extensão de relacionamento para com seu cliente. Enviar mails de felicitação de aniversário ou uma caixa de chocolate é considerado pelo mesmo como um “investimento contínuo “ , o lucro vem depois.

3) David Portes estava diante de uma real oportunidade de negócio? Como o empreendedor lidou com o composto de marketing (4 Ps)? A partir desses questionamentos, façauma análise fundamentada, em torno de 10 a 15 linhas, relacionando os conceitos apresentados no material didático com as ações desenvolvidas pelo personagem do vídeo ao longo do desenvolvimento de seu negócio. Na análise, deve-se apresentar ao menos 4 aspectos que devem ser levados em consideração na avaliação de uma oportunidade de negócio. (2,5 pontos)

Certamente, David Porte estava com...
tracking img