Movimento estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento estudantil (ME) historicamente sempre esteve alinhado as grandes lutas que de desenrolaram no país. Na ditadura militar os estudantes foram à linha de frente das organizações que lutavam contra o regime e foram decisivos para o processo de redemocratização no país, no fora Collor foram também os estudantes com suas caras pintadas que foram às ruas exigir a saída do presidente. Em 2007os estudantes novamente mostraram sua força lutando contra a reforma universitária e contra os decretos do Serra, ocuparam reitorias e fizeram greve.
É claro que entre essas grandes lutas os estudantes não ficaram parados, dentro da   universidade não foram poucas às vezes em que os estudantes se colocaram nas lutas mais pontuais se organizando para os grandes momentos, na Unicamp, durante os 30anos de DCE muito foi feito, no entanto, há ainda muito a fazer e para isso é preciso conhecer as lições do passado para as lutas do presente.
Na década de 1970, em meio ao período decadente e não menos violento da ditadura, os estudantes mostravam suas forças criando e reconstituindo suas entidades de luta. É nesse momento que se reconstitui a UNE (união nacional dos estudantes) e se fundamvários DCE´s, CA´s e entidades estudantis em todo o país. Esse movimento vinha em resposta à truculência da ditadura, um dos casos mais conhecidos dessa época foi a morte do estudante Edson Luis em 1968, morto por PM´s no bandejão de sua universidade quando preparava-se para uma passeata.
É nesse clima de luta que se gesta o DCE da UNICAMP, fundado em 1978. Nesses trinta e um anos, muitas foram aslutas que os estudantes tocaram, que buscamos mostrar, nos fatos mais importantes:

INTERVENÇÃO DO MALUF (1982): Grande mobilização contra a intervenção do então governador Paulo Maluf, que tirou o Reitor eleito pela comunidade acadêmica (Paulo Freire) e nomeou o sexto da lista de votados, Aristodemo Pinotti (ex-Secretário de Ensino Superior, em 2007).
SOS UNIVERSIDADE 1988: Em semelhança aosdecretos do Serra quando em 1988 o governo estadual ensaiou retirar a autonomia da universidade. Estudantes, funcionários e professores fizeram uma das maiores greves do estado e conseguiram retomar a autonomia.
LUTA pela MORADIA ESTUDANTIL (TABA, 1989): Os estudantes ocuparam e moraram no Ciclo Básico 1. O movimento TABA lutou pela construção da moradia estudantil, conquistada após dois anos deocupação;
COBRANÇA DE MENSALIDADE (1996): Após a iniciativa do governador Covas (PSDB) de cobrança de mensalidades nas universidades estaduais, os estudantes fizeram grandes manifestações e conseguiram barrar a cobrança. Só da Unicamp, no principal ato, partiram 11 ônibus.
GREVE DE 2000: Estudantes e professores de toda a rede de ensino público estadual fizeram umas das maiores greves da históriacontra a precarização e os baixos salários do funcionalismo público.
AUMENTO DO BANDEIJÃO (2003): A reitoria propôs um aumento de 2,00 para mais de 3,50 no início do ano. O DCE organizou Assembléia e os estudantes organizaram um pula-catraca contra o aumento, que não aconteceu.
SUBA (2003): Em manifestação contra os projetos de extensão pagos que acabavam com o tripé ensino, pesquisa e extensãopúblico os estudantes ocuparam um restaurante desativado em frente ao bandejão e construíram o SUBA (Sociedade e Universidade em Busca de Alternativas).
CAMPANHA CONTRA O VETO (2005): Foi aprovado o aumento do repasse do ICMS para as universidades na Assembléia Legislativa, depois de 10 anos no mesmo valor. No entanto, o governador Alckmin vetou o aumento. Os estudantes resistiram, em atos na Av.Paulista e em frente a ALESP, com dura repressão da PM.
RETOMADA DAS ELEIÇÕES DE RD´s (2007): Em 2003, a reitoria tomou o direito dos estudantes de organizarem suas eleições para os Representantes Discentes nos órgãos colegiados da universidade. No entanto, depois da ocupação de 2007, os estudantes reconquistaram esse direito.
Por fim, em 2007, o ME da unicamp novamente mostrou sua força...
tracking img