Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Marketing no Brasil e no mundo
No Brasil, a evolução do Marketing pode ser visualizada através de cinco períodos. Sob a ótica de Francisco Gracioso, o primeiro período ocorreu aproximadamente 1950-1960, a orientação é voltada fundamentalmente para as vendas. A economia brasileira apresenta-se bastante acelerada em termos de industrialização. Porém, o mercado ainda era incipiente.Embora algumas empresas pratiquem o Marketing, o enfoque de vendas ainda sobrevive. Outro ponto importante na década de 50 é que o Marketing passa a ser ensinado oficialmente nas universidades brasileiras. No segundo período (1960-1970), o marketing passa por um momento de crescimento e começa a ser praticado de forma integrada. Nesse momento, ele atinge um grau elevado de sistematização, com ênfasepara o planejamento de produtos. A concorrência no entanto ainda ainda era pequena e as grandes empresas só tinham a ganhar. No cenário político, um forte acontecimento que acabou favorecendo o progresso econômico e conseqüentemente, o próprio Marketing foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, com a ascensão de João Goulart, e o golpe de 1964.
Além disso, a chegada de empresas no Brasil e aexpansão da classe média urbana, contribuiram para a aplicação efetiva dos conceitos do Marketing de forma bastante consciente. Assim surgiu a criação dos shopping-centers;com isso houver um crescimento e a profissionalização da propaganda; e o desenvolvimento da promoção de vendas.
No terceiro período (1970-1980), devido à modernização da indústria surgiu o marketing de produtos industriais.Nesse período, as empresas ainda tinham como preocupação fundamental a operacionalização da produção, na qual o consumo se intensifica cada vez mais. É nessa época também que surge o marketing de exportação, em consonância com a participação do Brasil em outros mercados. O Marketing então ganha também em termos de profissionais, pois uma leva de jovens com formação no exterior passam a gerenciar aárea de Marketing em algumas empresas. Somando tudo isso, o fato de a competição ainda ser fraca, os preços e a inflação estarem estáveis e, conseqüentemente, os lucros serem maiores, o empresariado só tinha a ganhar.
No quarto período (de 1980 até 1995), o Marketing passa por momentos difíceis, em concordância com o rumo tomado pela economia, principalmente, com o aumento da inflação. Nesseperíodo, a arma poderosa, utilizada pelas empresas frente à concorrência, foi o preço. Sendo assim, o Marketing Mix perde terreno diante do quadro econômico no qual vive o país.
No quinto período (1995 em diante), com a implantação do Plano Real, o cenário econômico toma um novo rumo. A concorrência está mais acirrada e a ênfase no uso do Marketing pelas empresas torna-se cada vez mais necessária. Nessemomento, o Marketing de serviços atinge seu ponto máximo e as formas como os produtos podem chegar ao consumidor são bastante diversificadas. Enfim, a partir de 1995, entra-se na era da competitividade, quando a abertura econômica força os fabricantes nacionais a uma preocupação contínua com a qualidade e a redução nos custos de seus produtos. O Marketing se faz cada vez mais competitivo para seinserir nas novas postura imposta pelo mundo globalizado
Alguns exemplos da diversidade do Marketing em fornecer e chamar a atenção dos consumidores para os seu produtos

Skol lança ovo de pascoa de cerveja – O Produto recebeu nome de Redondinho e será vendido em edição limitada.
Pilão, Bohemia e Pepsi aproveitam o crescimento de usuários de smartphones para investirem no setor ( ESPECIFICAR OQUE ELES ESTÃO FAZEND!!!) SITE COMODITUDE.
A Catupiry olhando para os consumidores mais jovens, fechou uma parceria com o McDonald’s, no ano passado, para a criação do sanduíche Frango com Catupiry, que fez parte do cardápio da plataforma Pequenos Preços. Outra iniciativa foi o lançamento, no início deste ano, da linha Sabores, com requeijão cremoso em quatro versões: Tomate Seco, Azeitonas...
tracking img