Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MARKETING

Hoje uma organização para ser bem sucedida, seja ela com ou sem fins lucrativos, independente de seu seguimento e tamanho deve fazer mais do que simplesmente adaptar-se às necessidades dos consumidores-alvos, ela deve se adaptar às estratégias dos concorrentes que estão servindo aos mesmos consumidores-alvos. A organização deve conseguir vantagens estratégicas posicionando suasofertas de maneira incisiva na mente dos consumidores, comparando-se às ofertas dos concorrentes, a organização deve estar voltada para os clientes e comprometida com o marketing.
Mas o que é marketing?
Palavra de origem inglesa, tem como significado CIA MELHORAMENTOS (2000, p. 388): “Conjunto de estudos e medidas relacionados ao lançamento de um produto ou serviço no mercado consumidor, visandoà boa aceitação e a sucesso comercial desse produto ou serviço”.
De acordo com KOTLER e ARMSTRONG (2007, p. 3) a definição de marketing “é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente”.
Pode ser compreendido como uma orientação da administração baseada no entendimento de que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de mercado visado, e adaptar-separa promover as satisfações desejadas de forma mais eficaz que seus concorrentes. (MINADEO, 2005 pg.14)

Entendemos então que marketing é um estudo voltado para atender as necessidades do mercado, administrando as ligações lucrativas entre organização e cliente a fim de manter a fidelidade dos mesmos.
Segundo KOTLER e ARMSTRONG (2007, p.23) o “marketing procura atrair novos clientes prometendovalor superior, bem como manter e cultivar os clientes atuais proporcionando satisfação”.
Logo os principais objetivos do marketing é atrair e cultivar clientes mantendo-os satisfeitos. Para que isso aconteça é necessário pesquisar a necessidades dos clientes e criar produtos de qualidade. Uma empresa atenta sabe que se cuidar dos seus clientes aumentará os seus lucros, pois um clientesatisfeito indica o produto ou o serviço para outro. Como diria um ditado popular que se encaixa perfeitamente no estudo: uma pessoa satisfeita com um estabelecimento conta pra uma pessoa e essa uma conta pra mais um e assim sucessivamente, agora alguém insatisfeito conta pra três e essas três contam pra mais três e assim sucessivamente, por isso temos que tomar cuidado com a imagem que promovemos de umaorganização, pois, um marketing negativo pode abalar a estrutura da organização.
Nós estamos expostos ao marketing a todo tempo em nosso cotidiano como exemplo TV, internet, nas ruas e etc.
Muitas empresas acham que o trabalho do departamento de marketing é apenas vendas, propaganda e encontrar consumidores. Se esse departamento não conseguir isso, a empresa chega à conclusão que seu pessoal demarketing não é muito bom. Mas, fato é que o marketing é um fator para atrair e manter consumidores.
De acordo com Peter Drucker citado por KOTLER e ARMSTRONG (2007, p.4) ”O objetivo do marketing é tornar a venda desnecessária”. De modo geral propaganda e venda são ferramentas do marketing.
Porém nenhuma estratégia de Marketing é adequada para todas as organizações, cada empresa deve levar emconsideração seu próprio tamanho e sua posição em relação a seus concorrentes. Os intermediários do marketing ajudam a companhia a promover, vender e distribuir seus bens aos consumidores. Incluem revendedores, firmas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros. A empresa precisa estudar seus clientes de perto.

1.1 O Processo do Marketing

KOTLET eARMSTRONG (2007, p.6) definiram cinco passos para o processo do marketing.

1.1.2 Entendimento do mercado e das necessidades dos clientes

Nesse primeiro passo do processo o profissional do marketing através de estudos e pesquisas, vai identificar e entender as necessidades e desejos dos clientes, determinando o mercado de atuação da organização. Esse passo possui cinco conceitos básicos de...
tracking img