Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE SITUACIONAL
DO CREME DENTAL COLGATE



MANAUS-AM
2012

ALUNAS
ALINE
CLAUDIA DA SILVA ROCHA
MEURISTELA DE OLIVEIRA FERREIRA

ANÁLISE SITUACIONAL
DO CREME DENTAL COLGATE

Trabalho elaborado como exigência para obtenção de nota, sob orientação do Professor: Marcos Ataíde da Disciplina: Administração eMarketing, Turma ADM 061.

MANAUS – AM
2012

1- Descriçao Da Marca
a) Dados da Empresa
Dados corporativos
● Rua Rio Grande,752,Vila Mariana – São Paulo/SP – CEP 04018-002 Tel.(11) 5088-5000.
● Fundação: 1806
● Fundador: William Colgate
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Colgate-Palmolive Company
● Capital aberto: Sim (1930)
● Chairman, CEO &Presidente: Ian Cook
● Faturamento: 15.3 bilhões (2009)
● Lucro: 2.26 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 36.4 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 6.919 bilhões (2010)
● Presença global: 222 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 38.100
● Segmento: Higiene
● Principais produtos: Creme dental, escova dental e enxaguante bucal
● Slogan: World ofcare.
●Website: www.colgate.com

b) Histórico da Marca
A Marca no Brasil
A Colgate se estabeleceu no Brasil no dia 1 de fevereiro de 1927, quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661, autorizou a instalação da Colgate &CompanyofBrazilLimited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução dedentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, como o creme dental, eraimportado. O creme dental Colgate, foi introduzido em 1929 e começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940.

2- Análise do Microambiente
a) Produto
Creme Dental Colgate Máxima Proteção Anticárie.
i.Histórico da Necessidade
Há cerca de 4 mil anos, no Egito também. Tratava-se de um creme altamente abrasivo e adstringente, à base pedra-pomes pulverizada e vinagre. O preparador era esfregadonos dentes com um pequeno ramo de árvore. Os romanos, no século I, acrescentaram um insólito anti-séptico na sua fórmula: urina humana, para deixar os dentes mais brancos. Isso ocorria – descobriu-se recentemente – devido à ação detergente da amônia (NH3). Hoje em dia, as pastas contêm basicamente uma substância aromática, uma substância abrasiva e, evidentemente, sabão.

O desenvolvimento daspastas de dentes iniciou-se por volta dos anos 300/500 AC nas antigas China e Índia. De acordo com a história chinesa, um homem chamado Huang-ti foi o primeiro a estudar os cuidados com os dentes.
Durante os anos 3000/500 AC, os povos egípcios elaboravam a pasta de dentes misturando cinzas de ossos de boi, pó de arroz e cascas de ovos queimados. Achados posteriores mostraram que todos essesingredientes deveriam ser misturados em conjunto, porém não especificavam como deveria ser utilizado o pó obtido dessa mistura. Supõe-se que os antigos egípcios utilizavam seus dedos para esfregar esta mistura em seus dentes.
Relatos da antiga Índia, China e Egito mostraram que os gregos e romanos foram os povos que desenvolveram e aperfeiçoaram o creme dental. Foram estas civilizações também quemdesenvolveram os primeiros instrumentos para a extração de dentes e foram também os primeiros a “amarrar” dentes perdidos juntamente aos dentes artificiais através de fios de ouro.
Com a queda do império romano, a evolução e desenvolvimento do creme dental tornaram-se obscuro e pouco se conhece sobre as mudanças ocorridas após a chegada de cristo até o ano 1000 DC.
Alguns achados mostram que a...
tracking img