Controles internos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.CONSIDERAÇÕES

Para que haja os controles internos temos que partir do pressuposto de que temos uma atividade, ou seja, um conjunto de tarefas, similares ou complementares, caracteriazada por consumir recursos, produzindo um bem ou serviço.
Os controles internos devem, alinhados as metas empresariais, em especial a geração de lucros, adotar um banco de dados(contábil e financeiro) confiável, induzir o comportamento focados nos resultados, aumentando assim o patrimônio e, garantindo diariamente o cumprimento da regulação dos controles internos previamente estabelecidos.

2.CONCEITO
Definições de Controle Interno
Existe uma infinidade de definições de controles internos. Segue abaixo alguns conceitos pesquisados:
Almeida propõe emseu livro o seguinte conceito:
“O Controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger ativos confiáveis, produzir dados contábeis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.”
Araújo registra uma definição de Controle Interno emitida pelo AICPA:
“O controle interno compreende o plano deorganização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa, para salvaguardar seu patrimônio, conferir exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a obediência às diretrizes traçadas pela administração da companhia ”.
Franco e Marra entendem o controle interno como:
“(...) todos osinstrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitem prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que severificam dentro da empresa e que produzem reflexos em seu patrimônio”.
Após lermos tais conceitos concluímos que controle interno nada mais é do que o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzindo dados contábeis confiáveis e ajudar o gestor nas tomadas de decisões.

3. OBJETIVOS
A elaboração decontroles internos serve para evitar o abuso de poder, o erro, a fraude e principamente, a ineficiência. São fundamentais para que as organizações resguardem seus ativos, assegurem a fidelização e integridade dos registros, demonstrações, informações e relatórios contabeis e financeiros, conhecendo assim efetivamente a realidade da empresa.
O principal objetivo da implantação eimplementação de sistema de controles internos deve ser voltada para as atividades por ela desenvolvidas, seus sistemas de informações financeiras, contábeis, operacionais e gerenciais bem como o cumprimento de normas legais e regulamentares a elas aplicáveis, não esquecendo da cultural organizacional de cada empresa.
Podemos tomar como base legal a Resolução nº 2554 do Bacen (BancoCentral do Brasil) de 25/09/1998 que é enquadrar a instituição em todos os regulamentos internos e externos e formalizar os controles internos de processos, produtos e pessoas. Existe outro aspecto legal a ser considerado que é a Lei nº 9613 da lavagem de dinheiro, tão comumente chamado de caixa dois, nas empresas.
A divulgação destas informações deve tornar acessível a todosos funcionários da organização de forma a assegurar que seja conhecida a respectiva função no processo e as responsabilidades atribuídas aos diversos níveis da organização.
Resumidamente podemos dizer que os objetivos dos controles internos são medir o desempenho, a informação e a conformidade nos processos.

Não podemos esquecer de citar a função do...
tracking img