Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING

O marketing é um assunto que tem se tornado cada vez mais importante nas organizações atuais. Considerando que as empresas surgem para satisfazer as necessidades dos clientes, estas empresas têm no marketing um importante aliado na luta por seus mercados. Enquanto isto, novas aplicações deste tema são inventadas a cada dia. (KOTLER, 2009, pg. 27)
A American Marketing Associationtraz em sua definição de marketing um enfoque nos relacionamentos fortes com o cliente. Segundo a AMA, marketing é o conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde sua criação, planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor. Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega devalor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
Atualmente, o interesse por este tema tem aumentado até em áreas que anteriormente nem o conheciam. Bancos, políticos, escolas, organizações sem fins lucrativos e o próprio governo têm seutilizado comumente de práticas modernas de marketing. (PAIVA, 2001, pg. 2)
Partindo deste interesse, este capítulo tem como objetivo mostrar os princípios do marketing centrado no compromisso com o cliente, em um ambiente competitivo. Busca-se transmitir alguns conceitos básicos, voltando-se para as técnicas de marketing que podem ser utilizadas para atender às necessidades do cliente, favorecendo, aomesmo tempo, as necessidades da empresa. Aborda-se, aqui, o desenvolvimento e integração da ideia de criação de valor para os clientes como a meta primária do marketing, ajudando a compreender os seus princípios e o modo como os elementos do composto de marketing são usados no sentido de criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais, além dos tipos de pesquisas que podem serdesenvolvidas.


Conceitos centrais do marketing

Segundo Shymoyama e Zela, no Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm. (SHIMOYAMA eZELA, 2002, pg. 1)
A maior parte dessa distorção se deve ao fato de a aplicação do marketing ter ocorrido no Brasil quando o país ainda tinha uma economia composta por monopólios e oligopólios não competitivos (década de 60), em que o governo tinha uma função muito mais de gestão do que de tutela da economia. (SHIMOYAMA e ZELA, 2002, pg. 1)
Na verdade, ele é fruto de um estudo baseado em diversasciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), tendo como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer às necessidades e desejos de cada uma. (SHIMOYAMA e ZELA, 2002, pg. 1)

De uma forma geral e simplista pode-se afirmar, de acordo com Kotler, que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e gruposde pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços. Esta definição é baseada nos conceitos centrais de necessidades, desejos e demandas, além dos produtos, constituídos em bens, serviços e ideias; valor, custo e satisfação; troca e transações; relacionamentos e redes; mercados; e empresas e consumidores potenciais. (KOTLER, 2009, pg. 27)Marketing é uma via de duas mãos entre o mercado e as organizações, em que estas buscam no mercado informações sobre seus desejos e necessidades, recebendo como retorno, nesta primeira fase, as informações. (SHIMOYAMA e ZELA, 2002, pg. 2)
Como passo seguinte, as organizações passam a oferecer ao mercado os produtos e serviços a favor do cliente, tendo como retorno recursos financeiros e...
tracking img