Catadores de material reciclavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATADORES DE RECICLÁVEIS













Universidade Paulista – Unip
Maio/2011

SUMÁRIO




Introdução........................................................................................................................03
Origem.............................................................................................................................03
Estimativa deCatadores no Brasil..................................................................................03
Ocupação Principal.........................................................................................................04
Interação da Família com a Ocupação de Catador.........................................................05
Importância do Catador naSociedade............................................................................05
Como a Sociedade vê o Catador....................................................................................06
Movimento Nacional – Processo de Organização Social................................................07
Há Vários Tipos de Catadores........................................................................................09
Situaçãodos Catadores no Brasil: Organização, Produção e Comercialização.............11
Principais Obstáculos enfrentados pelos Catadores.......................................................12
Expectativas de Ascenção do Grupo..............................................................................13Conclusão........................................................................................................................15
Referências Bibliográficas...............................................................................................15
Anexo










INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar a identidade cultural dos catadores de material reciclável, abordando conceitos tratados em sala de aula.
O trabalho caracteriza-se também,pela pesquisa básica feita com os próprios catadores, onde foi possível coletar dados importantes que contribuíram para a realização deste trabalho.
Entendemos ser um tema de grande importância social, pois como minoria, pouco se conhece sobre a vida das pessoas que fazem parte desse grupo. Diante da pouca informação, eles acabam sofrendo o preconceito e a incompreensão sobre a importância doserviço que prestam a sociedade.

ORIGEM
Os catadores de resíduos têm sua origem incerta. No entanto, sabe-se que no início do Século XX a atividade de catação de papéis, garrafas e utensílios domésticos no Brasil era desempenhada por imigrantes portugueses como atividade contemporânea.
A catação de materiais recicláveis intensificou-se após a Revolução Industrial, com a produção de objetos deconsumo em larga escala e a introdução de embalagens no mercado, aumentando bastante a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos gerados nas áreas urbanas.
A aparição de catadores em lixões ocorreu a partir da década de 1950, com maior intensidade em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

ESTIMATIVA DE CATADORES NO BRASIL
Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros écatador.
E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.
No que tange ao contingente total de catadores, existem números desencontrados que vão de 300.000 a 1.000.000 de catadores. O certo é que é um contingente em crescimento, pois a atividade permite uma liquides diária, o que se cata numdia se vê
onde no mesmo dia, tornando-se uma importante estratégia de sobrevivência para recém desempregados, migrantes, população de rua e outros segmentos do universo da pobreza.
Os dados do MNCR sobre suas associações, cooperativas e grupos associados revelam que encontram-se cadastrados cerca de 35.000 catadores.

OCUPAÇÃO PRINCIPAL
O Catador é um sujeito que, historicamente, tira do...
tracking img