Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA
Sistemas de Informação – Planejamento Estratégico de Marketing
Prof.ª Máyra Reis Jordão David Silva – e-mail: mayravga@yahoo.com.br - aula 04



SEGMENTAÇÃO DE MERCADO


INTRODUÇÃO
Para o profissional de marketing é vantajoso direcionar o marketing para um mercado-alvo específico, desde que esse mercado absorva uma grande porcentagem dasvendas de determinado produto.
A segmentação é baseada na idéia de que nenhum produto ou serviço pode atender a todos os tipos de consumidor ao mesmo tempo, portanto, fica impossível pensar que um serviço/produto possa ser utilizado indistintamente por todos os tipos de consumidores.
“A segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potências quetenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra.” Churchill (2000).
“Os indivíduos ou organizações em cada grupo – ou segmento – do mercado podem responder de maneira semelhante a uma determinada estratégia de marketing.” Churchill (2000).
O segmento específico de mercado que uma organização seleciona para servir é chamado de Mercado-alvo.Na maioria dos casos o consumidor ao comprar um produto, deseja benefícios, seja no preço, qualidade, designer. Para isso os profissionais de marketing devem saber quais benefícios os diversos grupos de segmentos desejam obter em relação aos inúmeros produtos. Através de todo esse processo os profissionais de marketing são capazes de identificar seus clientes em potencial e suas atitudesdiante de determinados produtos.
Atualmente devido ao fácil acesso a comunicação, tornou-se quase impossível para os profissionais de marketing ludibriar os consumidores. Dando grande ênfase às empresas que buscam associar seu preço em relação a sua qualidade, fornecendo ao cliente valor e confiabilidade.
Faz-se importante conceituarmos benefícios e diferenciá-los dos atributos.
Atributos =aspectos descritivos que caracterizam um produto.
Benefícios = são valores pessoais que o consumidor vincula aos atributos do produto ou serviço.
Níveis e Modelos de Segmentação de Mercado
Existem modos básicos com que uma organização pode servir mercados.

MARKETING DE MASSA

Em alguns casos, um único produto pode atender a um mercado amplo. A venda do mesmo produto para todos os clientes como mesmo composto de marketing é também conhecida como Marketing Indiferenciado. Atualmente, poucos produtos ou serviços são de fato comercializados em massa, como a Coca-Cola, a maioria dos mercados é segmentada de alguma maneira.
Cria um maior mercado potencial, o que gera custos mais baixos, que por sua vez geram preços mais baixos ou a margens mais altas.
Alguns afirmam que o marketingde massa está com os dias contados. Não é surpresa que as empresas estejam se voltando para o micromarketing em um dos quatro níveis: segmento, nicho, local e individual.
MARKETING POR SEGMENTOS
Consiste em um grande grupo que é identificado a partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compra similares. Por exemplo, uma empresaautomobilística pode identificar quatro segmentos gerais: compradores de automóveis que desejam basicamente um meio de transporte, alto desempenho, luxo ou segurança.
É aquele que adapta um composto de marketing a um único mercado-alvo ou usa compostos de marketing separados para atender ás necessidades de diferentes mercados-alvo. Comparado com o marketing de massa possui vários benefícios. A empresapode criar um produto ou serviço mais adequado e oferecê-lo a um preço apropriado ao público-alvo. A escolha de canais de distribuição e de comunicação torna-se mais fácil. A empresa também enfrenta menos concorrentes em um segmento específico.

MARKETING DE NICHO

Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas....
tracking img