Marketing sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
Departamento de Turismo
Aluna: Giorgia Albertini
Disciplina: Marketing Turistico II
Professor: Verônica Mayer
Trabalho: Marketing Sensorial

O texto “Sensorial marketing applied to night life bussines” tem o objetivo de mostrar resultados de pesquisas que foram feitas com a intenção de estudar as mais importantes maneiras de influenciar ou até mesmocontrolar o comportamento dos consumidores que frequentam boates e bares. Os resultados deveriam ajudar os gerentes e/ou diretores de marketing a obter um maior lucro, melhorar a avaliação do lugar pelo cliente, e dessa maneira aumentar a fidelidade e promover de maneira positiva o “boca a boca” entre os clientes. Os estudos relacionados a esse assunto são relativamente recentes, em 1973 Philip Kotlerrevolucionou o mundo do marketing quando propôs a idéia de que a atmosfera (definida por ele como a soma de estímulos e fatores do ambientes, assim como musica, cores, cheiros, multidão etc.) pode ser utilizada como ferramentas de marketing. Apesar do entusiasmo da maioria dos especialistas em marketing, poucos estudos têm sido feitos desde então, e os princípios que foram descobertos através daspesquisas ainda são pouco aplicados. Provavelmente porque esse campo de pesquisa não seja puramente marketing, já que envolve profundo conhecimento de psicologia, fisiologia e biologia humana.
O autor Julien Loutre desconhece livros ou artigos dedicados ao estudo das maneiras de influenciar o comportamento do consumidor que frequenta boates e bares. Os estudos que o autor conhece são dedicadosapenas a restaurantes, mas a maioria dos princípios e pesquisas que são aplicados a esse negócio não podem ser utilizados para boates ou bares, pois existem motivações, expectativas e comportamentos diferentes. Este artigo resume os estudos e pesquisas voltados para influenciar o comportamento do consumidor através de seus sentidos. O autor optou por escrever somente a respeito das influenciasrecebidas por meio da visão, audição e tato, sendo assim não irá falar sobre olfato, embora considere uma ferramenta de marketing poderosa para o negócio de restaurantes, acredita que este sentido seja menos relevante para o assunto tratado.
Vários tópicos são abordados ao longo do texto para ajudar a entender claramente os estudos feitos a respeito do tema. Inicialmente o autor fala que cores e luzessão fatores importantes que devem ser otimizados, tanto no interior quanto no exterior do estabelecimento, os objetivos são diferentes, assim como as luzes e as cores utilizadas. São citados no texto três elementos para caracterizar as cores: Matiz (tonalidade); “Value” (indicador de claridade de uma cor, variando do preto ao branco puro); e Chroma (é a policromia da cor relativa a uma cor cinzada mesma luminosidade, quanto mais longe do cinza a cor estiver, mais pura ela é). As cores e a luminosidade possuem diferentes funções que podem afetar a eficiência de um estabelecimento; Podem ser apontadas três principais funções. A função de alerta ou atenção: o local deve ser notável para o público, a estética externa deve chamar a atenção do consumidor. A função de atração: o local deveparecer interessante para o consumidor. Apresentação, aparência e configuração devem atraí-lo. E por fim a função de ambiente. O ambiente é definido principalmente por cores e configuração de iluminação, e devem ser escolhidos de acordo com o objetivo do local.
Os três elementos de cores citados anteriormente também irão variar de acordo com a localização e o objetivo do estabelecimento. Normalmenteo primeiro julgamento de um novo cliente é baseado no design exterior. A função do design externo é atrair clientes e convidá-los a entrar. Isto é especialmente importante se o estabelecimento estiver na mesma área da concorrência, alguns locais usam inclusive bandeiras ou totens com as cores do estabelecimento para atrair imediatamente a atenção do cliente, mesmo de longe. Outra questão...
tracking img