Marketing sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
8.4 Marketing sensorial
Desde os primeiros segundos de vida utilizamos de nossos sentidos para identificar o que nos traz segurança e conforto, com o passar do tempo passamos a aperfeiçoar esses sentidos para coisas que nos satisfaça emocionalmente. Muitas vezes nossos sentidos são responsáveis por nossas decisões diárias.
Visando essa importância dos sentidos na vida dos consumidores surge omarketing sensorial com a proposta de satisfazer as necessidades do consumidor além da compra, como o de um ambiente agradável e aconchegante proporcionando uma sensação de bem estar, fazendo com que o cliente permaneça o maior tempo possível dentro da loja.
O processo de atualização do marketing, da o foco para as sensações. O marketing sensorial apela para os sentidos trazendo proximidade,espiritualidade e emoções no consumidor, com o mercado em expansão, e a concorrência cada vez maior, nasce à necessidade de explorar a fundo o desejo de compra, a sensação do produto, o bem estar e claro, a fidelização.
Em foco com a tendência do marketing, para um sucesso no projeto, deve-se estabilizar a base sensorial para causar impacto, e até a fidelização do consumidor; fato é que omarketing sensorial por ser extenso e direcionado faz com que um detalhe se torne decisivo para seu resultado.
“Os serviços são intangíveis. Ao contrário de produtos físicos, eles não podem ser vistos, sentidos, ouvidos, cheirados ou provados antes de serem adquiridos.” (KOTLER, 2000, pg.450).
O sucesso de uma operação de marketing hoje traz em quase todas suas apresentações, características do quese é pretendido vender, idéia ou produto, assim como pode possuir combinações com tato, olfato, audição, paladar e visão, porem, há alguns anos a idéia que se tinha de marketing ficava apenas no visual que se era apresentando, e muitas vezes não era explorado; com o avanço tecnológico, o aumento de competitividade e a imensa gama de produtos foi necessário especular qual seria o diferencial.8.4.1 Conceito de marketing sensorial
Um bom produto e uma marca famosa não são mais garantias para o sucesso das empresas no século 21. Esses dois elementos continuam sendo importantes, mas, em razão da grande quantidade de opções disponíveis, são cada vez menos vistos como diferenciais para o público. É preciso também construir um vínculo emocional com o consumidor. Essa é a proposta domarketing sensorial: conquistar o público por meio de estímulos sensoriais que interajam com visão, olfato, audição, paladar e tato.
Um projeto de marketing sensorial deve atentar-se para que as mudanças sejam de acordo com o ambiente em que será aplicado, para que assim o cliente se sinta a vontade e tenha prazer em continuar dentro da loja. Não podendo aplicar cores que atrapalhem a visualização doproduto a ser ofertado, nem uma musica muito alta ou que não combine com o ambiente pois dificulta o dialogo entre consumidor e vendedor.
Na tentativa de assegurar seus clientes já conquistados, as empresas buscaram uma solução nas estratégias de marketing. Ao perceberem que as tomadas de decisões dos clientes, na maioria das vezes eram influenciadas por diversos fatores. Tais como, sensorial eemocional.
O marketing sensorial é a utilização dos cinco sentidos na busca da criação de um vínculo emocional entre o produto e o consumidor. Esta estratégia vem crescendo muito nos pontos de venda, na intenção de transformar a atividade de consumo, em atividade marcante e satisfatória. As formas de aperfeiçoar seus resultados necessitam de pequenos detalhes aplicados de formas simples queatinge diretamente os cinco sentidos dos consumidores (tato, olfato, audição, visão e paladar).
A proposta do marketing sensorial é atingir o hemisfério direito do cérebro que corresponde às emoções, em contraposição as mensagens que atingem o hemisfério esquerdo são as que corresponde a razão. Diferentemente dos apelos como os atributos intrínsecos dos produtos ou de fixar a marca na mente dos...
tracking img