Marketing sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compramos movidos pela emoção, não pelo raciocínio lógico, ou seja, na maioria das ocasiões não nos guiamos pela avaliação de custo-benefício de um produto. O Marketing Sensorial considera atrair osconsumidores usando, entre outras técnicas, os cinco sentidos como mecanismo para interpretar o comportamento das pessoas. Ao contrário do que pode se pensar, o Marketing Sensorial não exige uminvestimento muito alto e tem resultados práticos, como personalizar a experiência de compra, destacando o produto ou serviço junto ao consumidor.

A música altera a percepção de tempo das pessoas, comisso elas ficam mais tempo na loja, compram mais e levam lembranças agradáveis gravadas seus corações, trazendo tanto a sensação de bem-estar quanto de euforia. Por exemplo, percebe-se cada vez mais ouso de jazz e algumas músicas latinas (sensuais) em lojas de roupas, pois provocam sensações diferenciadas nos clientes, pois o conforto e sensualidade fazem as pessoas se sentirem bem, e com isso,comprar mais. Outros ambientes, com o propósito de fazer a compra por impulso, usam músicas tecno em alto volume, estimulando a euforia.

A estratégia do Marketing Sensorial é que as músicasprecisam ser adequadas aos ambientes, com importante bom senso e análise criteriosa. Há de se considerar que estas músicas ou as rádios internas não refletem os gostos dos seus donos, são cuidadosamenteadequadas ao momento de compra e ambiente ao qual os consumidores são colocados, além é claro, identificarem o perfil dos clientes. Ou seja, não se coloca Heavy Metal num restaurante italiano, bem na horado almoço.

O som como marca: Para alguns produtos, o som é usado como marca, por exemplo, o toque padrão da Nokia, Rede Globo, Intel, ou seja, você não precisa ver o logo ou o serviço para saberdo que se trata. Outro exemplo bem popular é o anúncio de pamonhas nas ruas, pois se percebe que independente da origem, a voz do anúncio é sempre a mesma. Pode não parecer, mas isso passa confiança...
tracking img