Marketing infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequenos grandes consumidores |
 
O Brasil é um país jovem. Temos apenas 505 anos de idade. Também gostamos muito de dizer que somos um país de jovens. Entretanto, estamos deixando de ser o paísdas crianças, ao menos quantitativamente.
 
De acordo com o Censo Demográfico de 2000, a participação das crianças na população estava em 29,60%. Em 1980 era de 38,24%. Associado a isto, temosacompanhado uma significativa diminuição na taxa de natalidade do brasileiro nos últimos vinte anos.
 
Muitas podem ser as prováveis causas da acentuada queda destes índices. Entretanto, descobri-las comprecisão não parece ser tão relevante para o mundo dos negócios como o entendimento do que mudou no papel da criança como parte do processo de compra da família, pois vem acontecendo uma mudançasubstancial na influência e na participação dela nos processos de compra.
 
Se por um lado temos menos crianças, por outro elas estão cada vez mais participativas nos processos de decisão de compra dasfamílias das quais fazem parte. Elas hoje iniciam muito cedo suas vidas de consumidoras.
 
Segundo James Mcneal (1992;9), o aspecto consumidor de uma criança tem início a partir do momento em que elacomeça a conseguir manter-se sentada em seu carrinho de bebê e, assim, acompanhar seus pais em suas compras.
 
O poder dos pequenos grandes consumidores –< /span> Há dez anos, segundo estudorealizado em 2.003 pelo InterScience, apenas 8% das crianças influenciavam fortemente seus pais na decisão de compra. Hoje, 49% participam deste processo de forma intensa e, segundo este mesmo estudo, daquia dez anos, este índice será de 82%.
 
Menos crianças, mas crianças com um poder de influência cada vez maior nos processos de compras dos adultos à sua volta. Contudo, as crianças não exercemapenas o papel de influenciadoras. Também representam um importante mercado, quando gastam o próprio dinheiro, fruto de sua “mesada”, na compra de produtos e serviços. Este é um mercado de alguns bilhões...
tracking img