Marketing - embalagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBALAGEM

Fernanda Ap. Neves
Natalia de Carvalho
Natalia Rocha
Nataliane C. Cardoso
Thainá Feitosa

Orientador: Prof° Marciano

EMBALAGEM

Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção de notas, do curso de Logística da Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira
Sumário
História da Embalagem4
Conceituação da Embalagem5
A Embalagem e Sua ImportânciaPara o Produto7
Marcas e Embalagens10
Visão Geral da Embalagem11
Estética12
Externo12
Interno13
Conveniência14
Unidade de Consumo14
Preço14
Finalidade e Aplicação14
Reciclagem15
Tipos de Embalagem16
Designer da Embalagem18
A Importância da Cor no Designer da Embalagem20
Cores Quentes24
Amarelo24
Laranja24
Vermelho25
Cores Frias26
Azul26
Verde26Roxo27
Conclusão28

Historia da Embalagem
A embalagem surgiu com as primeiras necessidades do homem, quando os nossos antepassados pré-históricos deixaram de ser nômades. Era preciso criar novos meios para procurar e conservar o próprio alimento - fossem eles animais caçados, ou verduras e legumes cultivados. Conchas, chifres e crânios de animais foram debelados até que o homem dominasse aarte da fabricação de cestos vegetais, e posteriormente, a fabricação de vasos de argila e ânforas, queimados ou não.

O grande responsável pelo desenvolvimento da embalagem, foi o comércio com suas viagens e caravanas que não só geraram novos itens de troca como a necessidade de melhor proteção para que os produtos resistissem ao transporte em distâncias mais longas.

Com o tempo, o mercado emescala global exigiu que surgissem novos materiais e técnicas mais eficientes de embalagens, de maneira que os processos de produção foram evoluindo do artesanal para o industrial. Ao redor de 1450, a impressão sobre papel ganha impulso com a invenção da prensa por Johann Gutenberg, aumentando assim a velocidade da impressão sobre papel e facilitando o processo de produção da embalagem.

Aembalagem tinha como funções iniciais proteger, conter e viabilizar o transporte dos produtos. Com o desenvolvimento da humanidade e da economia, a embalagem teve também de notações para conservar, expor e vender os produtos, e tornando-se assim uma importante ferramenta do marketing para atrair o consumidor por meio do seu visual atraente e comunicativo.

Ao longo de sua história, o aspecto visualdas embalagens obteve grande desenvolvimento, culminando no uso de imagens, elementos decorativos, letras especialmente desenhadas e uma grande variedade de cores, incorporados à sua linguagem desde o início do século XX.

Conceituação da Embalagem
Dos diversos estudos realizados na área de embalagem, evidenciou-se que este veículo de comunicação é destacado como influente determinante sobre ocomportamento do consumidor, em relação à tomada de decisão sobre a aquisição ou não de um bem. Por intermédio da embalagem, o produto adquire identidade própria. Ou seja, o invólucro confere ao conteúdo uma personalidade que representa a imagem do produto, de forma condizente com seu posicionamento no mercado.

Assim, Vowler, considera que uma embalagem bem sucedida precisa “ter a capacidade devender-se ao consumidor ser distinguido das concorrentes, ter habilidade de levar o consumidor a desejar e a comprar o produto”, bem como, “sustentar e completar a imagem criada pela propaganda”.

Como salienta Gerstman, a embalagem, pode ser considerada como sendo um “símbolo de esforço total de marketing” e passa a ser o próprio produto, que num comercial de cinco segundos representa, muitasvezes, a “única evidência visual e tangível do que se está tentando vender”. Essa interpretação encontra suporte em estudos no campo da embalagem que a consideram, além de um invólucro protetor, um “símbolo da atenção”, o elemento que “facilita a escolha” e que “pode provocar emoções”. Sendo um elemento motivador de emoções,

Dichter correlaciona o sentimento que excita o consumidor a...
tracking img