Marketing do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produto
Existem vários conceitos do termo produto feitos por diversos autores, mas que se fecham sempre na mesma definição. Dentre eles, podemos destacar:
"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416). Podem ser tangí¬veis (fí¬sico, podem ser tocados) e intangí¬veis (são os serviços, não podem ser tocados), paraorganizações e para consumidores.
O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvoQuais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida oproduto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto
Os produtos comercilizados não se limitam apenas em aspectos fisícos podendo também ser considerados: serviços,experiências, eventos, pessoas, lugares,propriedades, organizações, informaçõese idéias.

“O Sucesso de um produto no mercado está freqüentementerelacionado a Percepção do seu Valor pelo Consumidor”.

Hierarquia de Produto

Todo produto é relacionado a outros demais. As hierarquias do produto abordam desde as necessidades básicas até chegar a itens particulares que são responsáveis pela satisfação de tais necessidades. Temos, identificados, sete níveis de hierarquia de produto, são eles:
1) Família da Necessidade: é a necessidade núcleo quefundamenta a família do produto.
2) Família de Produtos: são todas as classes de produtos que podem satisfazer a uma necessidade-núcleo com razoável eficácia.
3) Classe de Produtos: grupo de produtos dentro da família do produto reconhecido como possuindo coerência funcional.
4) Linha de Produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos que estão diretamente relacionados porquefuncionam de maneira similar.
5) Tipo de Produto: itens dentro de uma linha de produtos que compartilham uma ou diversas formas possíveis do produto.
6) Marca: nome associado a um ou mais itens da linha de produtos que é usado para identificar a fonte ou caráter dos itens.
7) Item: é uma unidade distinta dentro de uma marca ou linha de produtos que é identificada por tamanho, preço, aparência ou outroatributo.







Níveis do produto

Um produto oferecido aos clientes pode ser visto em diferentes níveis:

 Produto Central – O que o cliente está realmente comprando. Ex. Um hospede de Hotel está comprando “Descanso ou Pernoite”.
 Produto Genérico – Transforma o Benefício Núcleo em Produto Básico. Ex. Quarto de Hotel com Cama, Banheiro, Toalhas, armários, etc..
 ProdutoEsperado – Série de Atributos e condições que os consumidores normalmente esperam ao comprarem. Ex. Cama arrumada e Confortável, tranqüilidade, Banheiro e toalhas limpas, etc..
 Produto Ampliado – Procura exceder as expectativas do Cliente. Ex. Televisão com controle remoto, registro rápido, boas refeições, etc..
 Produto Potencial - Aumento e transformações que o produto poderá ser submetido noFuturo.* Busca Fidelização*






Classificação do produtos :O tangível e o intangível

A tangibilidade é um dos critérios utilizados para a classificação de produtos conforme já foi visto. A verificação de características tangíveis e intangíveis pode ser um fator importante na definição de um modelo de gerenciamento global dos serviços, para os propósitos deste trabalho.
Uma dasdiferenças sempre enunciadas pelos autores quanto a "bens e serviços", é o aspecto de tangibilidade. Em geral afirma-se que "bens" são tangíveis e "serviços" são intangíveis. Argumentos freqüentemente utilizados para defender a intangibilidade dos serviços, são os de que uma "amostra do serviço não pode ser enviada com antecedência ao cliente, para aprovação; nem o seu valor é necessariamente...
tracking img