Teoria de gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O princípio básico da Teoria de Gestalt é que organização dos dados que nos cercam é a parte do processo perceptivo, e não algo que é crescido depois das variáveis terem sido selecionadas.
Para ospsicólogos gestaltistas, toda percepção é uma Gestalt, um todo que não pode ser compreendido pela separação das partes. Assim, o todo é mais que a soma das partes.
Para os Gestaltistas existe umrelação de causa e efeito entre um estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo encontra-se o processo de percepção.
A percepção é a atribuição de signicado a informação recebida pelos sentidos. Éa interpretação das sensações (estímulos) em base de seus atributos físicos, ligando-se diretamente ao quadro de refência do indivíduo e um único estímulo será percebido de modo diferente pelo mesmoindivíduo em ocasiões diferentes dependendo das condições que se modificam.

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um processo de ajuda para mudanças decomportamento e o entendimento da janela de Johari ajuda neste processo.
O modelo de janela de Johari descreve os relacionamentos interpessoais, baseando-se na suposição de que qualquer interação entre duaspessoas se compõe de fatos conhecidos e os desconhecidos para cada uma delas. A interação do que é conhecido ou desconhecido pelas cego, o eu secreto e ou o eu desconhecido.

Trabalhar em equipe é umaarte exige sensibilidade e grande afinamento.
Gerenciar pessoas é chegar a um alto grau de cooperação, comprometimento e competência, entretanto para ter acesso e conseguir envolver verdadeiramenteas pessoas que trabalham numa empresa, para que tornem colaboradores e parceiros da organização o gerente deve atentar para algumas condições:
• Criar uma atmosfera grupal favorável e motivadora, comorientação democrática e participativa;
• Respeitar as diferenças individuais e buscar reconhecer as potencialidades de cada um;
• Entender que alguns processos apresentados pelas pessoas são...
tracking img