Marketing direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE VAREJO













Alunos: Emonise Vasconcelos

Jéssica Damasceno

Luis Félix

Priscila Santana



























Assunto: Marketing Direto





INTRODUÇÃO:

O marketing direto, num processo gradativo vem ganhando espaço dia a dia. Proporciona um crescimento através do critério desegmentação, para manter os clientes potenciais através do bom relacionamento e ainda cativar novos clientes.

Esta modalidade de marketing permite um contato direto com seu público alvo e abre uma grande oportunidade de relacionamento duradouro, o que hoje pode ser considerada uma grande vantagem competitiva, oferecendo os produtos ou serviços corretos, através das mídias corretas, com as ofertas maisatraentes, apresentadas nos formatos mais eficientes, que comprovam êxito em testes corretamente conduzidos. Oferecendo produtos de qualidade e de valor, produtos certos, listas certas, através da mídia impressa ou eletrônica, e avaliar os resultados conquistados.

Conseguindo reunir estas características é possível ajustar aos consumidores os produtos e mensagens de propaganda adequadas,formando o público-alvo.

No mundo globalizado e competitivo, como o que as organizações estão inseridas, descobrir um diferencial é tudo para se manter no mercado.

O marketing direto tem se mostrado versátil, exercendo dupla função, dentro das organizações atuais: como intermediário ao realizar vendas; e como facilitador; ao estabelecer comunicação entre as organizações e seus clientes.

Estãodisponíveis para os profissionais de marketing direto, vários canais de comunicação e vendas; dentre eles: vendas diretas, mala direta, marketing de catálogos, tele-marketing e marketing interativo.



O QUE É MARKETING DIRETO?

Segundo Kotler (2006), “Marketing direto é o uso de canais diretos e serviços sem intermediários de marketing”.

O marketing direto permite focar os esforços naspessoas que se interessam pelos produtos e reforçar o relacionamento com os clientes.

Marketing direto também é usado por muitas organizações para construir um relacionamento duradouro. O marketing direto vem se tornando rapidamente um caminho preferencial para chegar ao consumidor. Chegar ao entendimento do significado de um conceito é muito importante. No caso de marketing direto, isso éfundamental. Ele não é barato, o que ele propõe é evitar que se gaste dinheiro com pessoas que não terão o menor interesse pelo produto ou serviço, e não resolve problemas de curto prazo. Para se fazer marketing direto bem feito, é necessário um conhecimento da carteira de clientes, algo que não se consegue da noite para o dia.

O grande mérito do marketing direto é a mensuração, que permite saberexatamente quanto gastou com cada cliente ou prospect e qual foi o retorno que cada um deles gerou, ou seja, identificar precisamente que é lucrativo e quem não são.

Os melhores clientes potenciais da organização são aqueles que já compraram seus produtos algumas vezes. Então, não tem como errar no alvo e não alcançar os objetivos e resultados desejados.



O QUE FAZ O MARKETING DIRETO SER UMSUCESSO:

O melhor de se fazer o marketing direto, é que se podem testar as malas diretas, mídia impressa ou eletrônica até que se chegue ao resultado esperado.

O marketing direto tornou-se eficiente e rápido nas reinvidicações de cada cliente. É o atalho mais curto à lucratividade. Ouvir, acatar, e anteciparem-se às solicitações dos mesmos.

Para Bob Stone (1992, p. 18) “Oferecer osprodutos ou serviços corretos, através das mídias corretas, com as ofertas mais atraentes, apresentadas nos formatos mais eficientes, que comprovam êxito em testes corretamente conduzidos”.

A grande vantagem é que pode acompanhar os resultados e avaliar o retorno de investimento na divulgação. Com estas informações na mão, fica mais fácil explorar o verdadeiro potencial dos consumidores.

O...
tracking img