Marketing digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Marketing Digital - Blogs



* BLOGS
Trabalho elaborado para Seminário de marketing digital.
Orientadora – Drª. Andreia Teixeira.

Índice
1 Resumo 2
2 Prefácio 3
3 Introdução 4
4 Blogs 5
4.1 Quem são os Bloggers 5
4.2 O quê e o Porquê de um Bloging 6
4.2.1 Razões do Bloggin 7
4.3 Medir o Sucesso dos Blogs 8
4.3.1 Métricas de sucesso do blog 8
5 Caso de Sucesso 95.1 Blog A Pipoca mais Doce 9
6 Conclusão 10
7 Bibliografia 11
8 Netgrafia 12

Resumo
No tema de seminário marketing digital, foi selecionado como subtema os blogs.
O estudo apresentado não pretende de todo ser um ponto de chegada, mas sim, mais um para o despertar de um longo caminho a percorrer.
Como iremos comprovar neste estudo, trata-se de um fenómeno ainda pouco aprofundado,aliás a própria web é ainda uma ”criança” para muitos, pelo que a informação e bibliografia disponíveis se revelaram escassas ao longo da investigação. No entanto, essa dificuldade foi amenizada pela sensação de descoberta e pela brilhante colaboração dos utilizadores da blogosfera uma vez que alguns, não todos, prontamente responderam aos meus posts.
Para melhor compreensão deste estudo, é necessárioter em conta que a web é algo mutável, onde diariamente surgem novos fenómenos.
No que toca aos blogs e segundo o estudo efetuado, também passaram por essa fase, da novidade, em que inicialmente era necessário compreender o “porquê” desse novo canal de informação. No entanto, hoje em dia, onde os gigantes da comunicação como a CNN, por exemplo, que começam a contratar bloggers a tempointeiro, é da maior pertinência perceber um bocado mais do que apenas o “porquê” e é com essa tentativa de perceber mais, que este estudo foi idealizado.
Este trabalho está estruturado da seguinte forma:
- Quem são os Bloggins
- O quê e o Porquê dos Blogs
- O sucesso dos Blogs
-Caso de sucesso obtidos através de um blog.
Serviu de ponto de partida para este estudo muitas horas de pesquisa acercade dados estatísticos relativos ao tema em análise. Consulta a livros e diversos sites da internet.
No estudo presente existe um cuidado de seleção de dados estatísticos mais relevantes e interessantes para o estudo em questão aprofundando cada uma dentro das limitações sobre a extensão do trabalho definidas como regra.
Prefácio
Nos tempos atuais em que o desemprego dispara de formaavassaladora, impõe-se a necessidade de novas fontes de rendimento, consequentemente surge a necessidade de busca de novas ferramentas e plataformas que com alguma criatividade e empreendedorismo dão lugar a novas profissões virtuais que não sejam as convencionais de trabalhar num escritório numa secretária oito horas por dia.
Quase todas as pessoas gostariam de ganhar mais dinheiro e criar o seu negócioou ampliar o já existente, mas poucas sabem como geri-lo através de um blog de forma razoável para que o seu desejo possa ser concretizado.
Pretende-se com este estudo aprofundar o fenómeno dos weblogs, sendo que objetivo consiste em perceber quais as motivações que fomentam a criação e a procura destas páginas virtuais em Portugal, assim como estabelecer um breve perfil dos respectivosutilizadores. É um facto, o número de blogues portugueses tem vindo a aumentar e é cada vez maior a dinâmica em torno dos autores e leitores, que, na maior parte das vezes, exercem mesmo estas duas funções em simultâneo.
O Marketing digital veio para ficar e abrir portas aos utilizadores tendo disponibilzado ferramentas como a que é alvo deste estudo.
Quanto aos blogs, eles são efetivamente uma forma decomunicação personalizada e que ocupa um espaço relevante na nossa sociedade. Toda esta dinâmica de publicação e leitura de blogues tal como a possibilidade de qualquer pessoa poder comentar o que é escrito nestas páginas faz com que a blogosfera se exprima também de forma real e mais do que isso, bastante rápida com outros utilizadores em vários pontos do país. Por outro lado, também a atenção...
tracking img