Marketing de varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA

Marketing do Varejo

2. DELIMITAÇÃO

A poluição visual como instrumento inibidor para o crescimento de microempresas na cidade de Parintins.

3. ESTUDO DE CASO

Voltado a Rua João melo.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVOS GERAIS

Mostrar o quanto é necessário uma ambiente tanto acolhedor e quanto confortável para os clientes entrarem no comércio e encantarem com osprodutos e fazer as suas compras.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Construir uma nova organização visual de modo que crie um impacto positivo no consumidor

5. JUSTIFICATIVAS

A escolha da Rua João Melo na cidade de Parintins foi definida a partir de existirem vários comércios com uma deficiência enorme na organização de seus produtos, sendo alguns deles exposto na calçada ou pendurados porfios esticados em frente das lojas, podendo até comprometer sua qualidade e causando ao que podemos designar como um impacto visual negativo, que ao invés de entrar na loja e escolher seus produtos, o consumidor não se sente a vontade de entrar no comércio.
E o que leva o consumidor a comprar em um comércio e não em outro? Levaremos em consideração 4 itens, que são a disponibilidade, variedade,acessibilidade e finalmente o impacto, este último é o que levaremos em consideração no nosso projeto é que quanto melhor for a apresentação visual mais curiosidade e vendas surgirão, o consumidor deve ver o nosso antes dos outros, deve ser visualmente agredido por nossos produtos de modo a comprá-lo sem se quer prestar a atenção nos produtos do concorrentes.

6. METODOLOGIA

A princípioserá preciso fazer pesquisa qualitativa, teremos que considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o consumidor, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do consumidor, que não pode ser traduzido em números, por exemplo, o que chama sua atenção, o que te faz se sentir a vontade de entrar em uma loja, e o que influencia para a decisão de comprar.
Quantoa forma de abordagem será utilizado o método da dialética, creio que este seja o melhor pois trata-se de um tema que está mais ligados com os sentidos , com o envolvimento, criatividade, por isso não cabe tratar na forma de questionários com respostas diretas

7. REFERENCIAL TEÓRICO

O varejo é o mais dinâmico setor da economia e por isso requer um cuidado especial e se faz necessário umaadequação de cada ponto de venda com o público onde o negócio estiver atendendo
O dinamismo do varejo permite que pequenos e grandes estejam competindo num mesmo mercado. Sem dúvida não será o grande que vencerá o pequeno, mas o lento que perderá para o rápido. A empresa que tiver velocidade em acompanhar o que o mercado procura e perceber as mudanças, sempre estará um passo a frente dosconcorrentes.
As ações de marketing que mais conseguem resultados não custam muito. Colocar um sorriso no rosto, ter uma postura profissional, cumprimentar o cliente que chega na loja, chamar o cliente pelo nome, conhecer o gosto e a preferência do cliente. atitudes que se fizerem parte do cotidiano do atendente, gera um relacionamento com ambiente favorável a contínua freqüência do cliente na loja, ouseja permite a fidelidade do cliente que é o objetivo maior do marketing em todo tipo de negócio. O papel do marketing no varejo é proporcionar 'momentos mágicos' para que o cliente sempre tenha uma boa imagem de todos os instantes que teve contato com a empresa. Muitas vezes tudo é feito com perfeição mas a pessoa do caixa simplesmente estava de cara 'amarrada' e foi incapaz de dar um sorrisoagradecendo ao cliente pela compra. Infelizmente a percepção do cliente é de que na loja as pessoas não se agradaram com a sua presença e pode nunca mais voltar.
Hoje, com a forte concorrência e clientes exigentes, com pouco tempo e dinheiro, e o avanço das compras pela Internet, o comércio varejista precisa utilizar todas as estratégias e ferramentas para atrair e conquistar este consumidor....
tracking img