Marketing database

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO
“Imaginar um empresa sem database é o mesmo que iniciarmos uma viagem sem saber o destino nem ao menos o percurso. Pode ser interessante em termos de aventura. Mas extremamente arriscado em termos de sobrevivência.” Geraldo Roberto Banas
Desde que o homem estabeleceu os primeiros processos com o comércio, antigamente conhecido como escambo, o relacionamento com foco no clienteestaria criado. Desde então os conceitos são aplicados e reestruturados criando uma evolução natural das relações comerciais entre as pessoas. Nesse estágio tão sofisticado do processo de relacionamento com os clientes, temos com protagonista principal a tecnologia.
Nos dias de hoje a palavra globalização está em evidência. No início parecia que tal não teria tanta importância, hoje é de extremarelevância para a continuidade no mercado e sobrevivência das pessoas e das empresas. A globalização trouxe consigo integração social, política e econômica consequentemente a abertura dos mercados e aumento da concorrência entre os países e as pessoas do mundo todo.
Devido à abertura dos mercados, consumidores passaram a ter mais opções de ofertas, deixando assim o mercado vulnerável devido nãoexistir mais fidelidade entre cliente x empresas. Desde então, as empresas passaram a se preocupar mais com seus consumidores.
Através da busca da satisfação das necessidades de seus clientes, empresas estão cada vez mais querendo posicionar-se no mercado, buscando sempre maneiras diferentes de relacionamento com seus consumidores. Assim, passam a ampliar não só mercados, mas como também fidelizarclientes e tornando-as cada vez mais competitivas.
Microcomputadores passaram a ser usados no final da década de 70, desde então com a evolução dos mesmos passaram a ser cada vez mais utilizados nas organizações devido sua capacidade de processamento e armazenagem de dados e informações. Hoje conhecida como “Era da Informação” empresas que investem na busca por informações e seus processamentosgarantem maior vantagem competitiva.
Através da constante busca de informações respectivamente para maior satisfação dos clientes, empresas passaram a utilizar o CRM (Customer Relantionship Management) em Português Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como vimos anteriormente, CRM é muito mais do que um software, de forma simples, CRM é uma ferramenta de estratégia de negócios, onde empresasgerenciam seus relacionamentos agregando valor ao negócio a clientes potenciais. Tecnologia que faz até mesmo o pequeno comerciante e sua “freguesia” possam manter a cultura de relacionamento tratando-os de forma personalizada.
“Todos os clientes são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”. Cadu Lemos
O processo de relacionamento é contínuo e tal prática não deve apenas terminar na venda. Orelacionamento é de extrema importância para as empresas, é dotado de valores que crescem de confiança, consideração e atenção. Os funcionários representam os produtos/serviços, ao mesmo tempo em que podem fidelizar podem afastar os clientes.
Eis que paralelamente ao CRM o homem cria meios para facilitar a busca e a manipulação da informação, conhecido como banco de dados, onde dados e informaçõesde mesma natureza são inseridas em um mesmo local, obedecendo a um padrão de armazenamento. O processo visa personalizar o atendimento, através de dados sobre preferência e necessidades individuais de cada cliente. Tais
Dados
São informações primárias não tratadas, isoladamente não podem transmitir nenhuma mensagem ou representar algum conhecimento. Identificados por características visuais,simbólicas ou mensuráveis.
Considera-se processamento de dados todo o conjunto das operações, desde a entrada dos dados até à saída como informação.

Informações
São dados devidamente tratados, comparados, classificados e que se relacionam com outros dados auxiliando na tomada de decisões, podendo ser quantitativa ou qualitativa. Entrada (dados), Processamento (Análise dos dados), Saída...
tracking img