Marketig de varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é varejo e marketing de varejo?
VAREJO E MARKETING DE VAREJO

Esse capítulo tem a proposta de apresentar um estudo sobre o varejo e o marketing de varejo, discorrer sobre as suas características e sua importância, com o intuito de entender a dinâmica desse tipo de lojista, que é o tipo ao qual a Casa & Corpo está inserida.
Varejo é um termo utilizado para setores do comércio que vendemdiretamente para os consumidores finais (LAS CASAS, 2006). As atividades do comércio varejista são muito importantes, pois geram uma gama de empregos no país.
Os principais setores varejistas brasileiros são (LAS CASAS, 2006):
a) Supermercados e Hipermercados;
b) Farmácias;
c) Concessionárias de veículos;
d) Lojas de vestuários;
e) Lojas de materiais de construção;
f) Lojas de móveis edecoração;
g) Postos de gasolina;
h) Lojas de eletroeletrônicos;
i) e Livrarias.
Segundo o próprio Las Casas, esses setores são responsáveis por grande parte dos custos das famílias brasileiras, principalmente em relação aos supermercados e farmácias. Fica clara, assim, a importância dos setores varejistas para a população e interdependência que eles possuem. 

O varejo é uma orientação degerenciamento que faz o varejista enfocar a determinação das necessidades de seus mercados-alvo e a satisfação dessas necessidades mais eficaz e eficientemente que seus concorrentes (LEVY & WEITZ apud DAY & WENSLEY, 2000, p. 34).

Os varejistas são os intermediários que vendem diretamente aos consumidores. O varejista é um prestador de serviços que além da venda, seleciona mercadorias, tomaprovidências quanto a crediário, embalagem, serviços de entrega, etc. Denomina-se varejo lojista aquele que se utiliza de lojas para a venda de seus produtos, enquanto é denominado não lojista aquele que não as utiliza (LAS CASAS, 2006).
Existem vários tipos de lojistas, os que mais se destacam são (LAS CASAS, 2006): 
a) varejistas independentes, que, embora possuam apenas um estabelecimento de pequenasproporções, constituem a maioria dos negócios de venda a varejo;
b) os varejistas em cadeia, que possuem mais de um estabelecimento de venda;
c) as lojas de departamento, que se caracterizam pela divisão de atividades varejistas com base em departamentos separados por categoria de produtos;
d) as lojas de descontos, nas quais os produtos são expostos a preços reduzidos nos galpões dos prédios,sem muita preocupação com sua disposição. Os supermercados foram responsáveis pelo desenvolvimento do autosserviço, tornando possível a redução do número de pessoal envolvido no atendimento e, consequentemente, diminuindo os custos varejistas.
e) e os shoppings centers, que são a centralização da administração e a determinação planejada de várias lojas. 
Segundo Las Casas (2000), já quanto àclassificação de varejistas, existem as seguintes divisões: (a) classificação segundo o esforço de escolha, que são as lojas de conveniência, lojas de compras por escolha e lojas especializadas; (b) classificação segundo a situação de propriedade, que são as lojas independentes, lojas em cadeia e associação de independentes (cadeias cooperativas, cadeias voluntárias e licenças); (c) classificaçãosegundo a linha de produto, que são as mercadorias em geral, linhas limitadas e lojas especializadas; (d) e classificação segundo as funções exercidas, que são os Lojistas (lojas de departamento, lojas de descontos, supermercados e superlojas) e Não-Lojistas (reembolso postal, porta em porta, venda por telefone e máquinas de vender).
Dentre todas as classificações citadas, são abordadas aqui apenasas seguintes: lojas de departamentos, lojas independentes, lojas em cadeias, cooperativas, lojas especializadas, supermercados e varejo não lojista.

1.3 LOJAS DE DEPARTAMENTOS

Apesar de existirem algumas divergências quanto a sua origem, sabe-se que as lojas de departamentos antigas comercializavam roupas para mulheres e, a partir daí, vários departamentos foram agregados (LAS CASAS,...
tracking img