006789454

4244 palavras 17 páginas
REDE DE ENSINO GENOMA
Técnico em Administração

INDÚSTRIA DA MODA

Crispiniana de Souza Gomes
Maressa Fontoura Coelho
Rosiane Camargo Ferreira
Thayrine Coelho Costa

Betim
2013

FOLHA DE ROSTO

SUMARIO

INTRODUÇÃO

A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento.
Podemos considerar que a moda aos poucos veio se tornando o que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.

OS ANOS 50

Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamorosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período. Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade e praticidade, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, o que indica que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação. E foi o mesmo Christian Dior quem liderou, até a sua morte em 1957, a agitação de novas tendências que foram surgindo

Relacionados