Markenting kotler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CANAIS DE MARKETING
O canal de marketing existe como meio para que os produtos alcancem suas metas de distribuição e cheguem até os consumidores finais.
O canal de marketing tem como função base buscar reduzir os esforços para a distribuição dos produtos. O fabricante usa de intermediários de vários níveis para que o produto chegue até o consumidor final. O uso ou não e consecutivamente aquantidade de níveis de canais empregados resultarão em pontos positivos e negativos, por isso é fundamental analisar se a metodologia empregada efetivamente é a melhor segundo Philip Kotler os canais devem ser escolhidos de acordo com sua eficiência, facilidade e adaptabilidade.
Primeiramente, é importante ter em mente que dependendo do tamanho do mercado ou da necessidade de sua especialização paraa realização da venda, seja em relação a cultura, propagação geográfica, capacidade técnica (profissionais qualificados), custos de todo o processo ou mesmo a empresa não sair do foco (core business). Faz-se fundamental a utilização de distribuidores, atacadistas ou varejistas.
Mas independentemente se a organização possuir um, dois ou dez canais, qualquer problema que ocorrer nestes canais vaiprejudicar indiretamente a imagem de todos envolvidos no processo. Por isso nenhum passo quanto às questões primordiais de qualidade devem ser negligenciados. Kotler afirma que as estratégias de marketing são “os princípios amplos pelos quais a empresa espera alcançar uma vantagem sobre a concorrência, tornando-se atraente aos compradores e conquistar a plena exploração de seus recursos” (KOTLER,1998, p.502).
Os principais motivos na criação de canais de marketing e a busca em focar realmente o negócio da organização, termo conhecido como “core business”, ou mercados com baixo volume que podem sofrer conseqüência de fragmentação ou problemas sazonais.
Não afirmando que o processo de venda deve ser negligenciado pelo fabricante, mas em alguns segmentos é necessário que a empresaestabeleça um relacionamento mais próximo com o cliente, para este caso é fundamental a utilização de empresas distribuidoras que possuem uma equipe de vendas especializada no segmento que o fabricante busca atingir.
Quanto ao outro ponto citado que é o problema de baixo volume de compras, sazonalidade ou fragmentação pode-se utilizar de varejistas, pois estes possuem grande capacidade de alcancegeográfico e também contato direto com os consumidores finais.
É importante a organização entender que mesmo usando diversos canais de marketing, deve buscar agir a partir do consumidor final com o intuito de buscar aumentar a demanda de forma controlada, mas atenção, se a demanda aumentar mais que a capacidade do canal de distribuição conseqüentemente vai formar o “efeito chicote”.
Muitas vezes cria-secanal de marketing e age sobre a ponta (consumidor) sem saber realmente qual a capacidade da cadeia de suprimentos (supply chain) em suportar a demanda, por isso é preciso entender que todos estão interligados.
Então, toda e qualquer ação que seja realizada para criação ou gerência do canal de marketing deve ser profundamente analisada quanto a sua real importância e eficiência perante todo oprocesso.
DESENVOLVIMETO DO CANAL
Uma empresa que esta surgindo no mercado irá começar com um mercado limitado, como intermediários que serão: alguns representantes de vendas, atacadistas, varejistas estabelecidos no local, transportadoras, e alguns armazéns já estabelecidos na região em que irá comercializar seus produtos. Mas o mais difícil continua sendo convencer esses intermediários acomercializarem a linha de produtos da empresa.
Se a empresa for bem sucedida, poderá estabelecer filiais em novos mercados, e utilizar novos canais para comercializar seus produtos. Em mercados menores, poderá vender diretamente a varejistas, pois não a necessidade de implantação de lojas para comercializar seus produtos diretamente com
consumidores aumentando os custos co divulgação; em...
tracking img