Marighela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Stuart Hall nascido em Kingston na Jamaica em (3) de fevereiro de 1932, em uma família de classe média de ascendência indiana e britânica. Na Jamaica ele frequentou uma escola primária após o sistemaescolar britânico primário, estudou na Universidade de Oxford, onde obteve seu título de mestrado logo se formar trabalhou na Universidade de Birmingham e foi professor de sociologia na OpenUniversity.
É um teórico cultural e sociólogo que viveu e trabalhou no Reino Unido desde 1951, um aspecto marcante em sua formação foi o fato de pertencer a uma família de classe média, uma vez que a posiçãosocial e o estilo de vida de sua família estavam condicionados pelas diferentes formas de classificação e de reconhecimento existentes entre as frações de classe e de cor das quais seus pais vieram.O pai de Hall pertencia a uma família de classe média baixa e mista etnicamente composta por africanos, indianos, portugueses e judeus.
Já sua mãe tinha origem familiar na classe média mais próximaculturalmente e economicamente dos colonizadores, tanto a pele clara quanto as origens ligadas aos antigos engenhos e valores culturais a aproximavam mais de uma cultura inglesa. Hall era o maisescuro entre seus irmãos, sendo que no seu ambiente social a pele escura estava associada a pessoas que ocupavam posições subalternas, inferiores da sociedade. Hall foi sempre identificado em sua famíliacomo o patinho feio tanto que em um de seus livros, Hall afirma: que seus amigos da escola, muitos dos quais vindos de famílias de classe média respeitáveis, porém mais escuros que ele, não eramaceitos em sua casa.
E nos anos de 1950, após ter trabalhado na Universities and Left Review, Hall juntou-se a E. P. Thompson, Raymond Williams e outros para fundar a revista New Left Review. Sua carreiradeslanchou após co-autorar com Paddy Whannel “The popular arts” em 1964. O convite feito por Richard Hoggart para que Hall entrasse no Birmingham Center for Cultural Studies foi um resultado direto...
tracking img