Relatirio do Filme O Batismo de Sangue

862 palavras 4 páginas
O Batismo de Sangue

O filme Batismo de Sangue relata o período da ditadura, 1964-1985, dando destaque à luta dos Freis da ordem dos dominicanos que unidos junto a grupos de esquerda lutam em prol da queda da ditadura.
Freis Tito, Betto, Fernando e Ivo, estudantes da faculdade USP, participavam de reuniões que discutiam meios, para combater a o regime militar no país. Nesse momento Tito e seus companheiros são levados ao professor Menezes (Carlos Marighela), líder revolucionário a quem são apresentados e de quem recebem instruções, inclusive quanto à necessidade de se manter em sigilo, nomes e endereços. Para segurança deles e dos demais militantes envolvido na revolução. Eles se reúnem clandestinamente com um grupo de movimento estudantil para realizar o congresso da UNE, em um sitio em Ibiúna, mas são descobertos agredidos por forças publicas do DOPS, o grupo foi liberado em seguida.
O filme deixa clara a questão das investigações realizadas inclusive dentro da igreja. O autor nos deixa claro neste momento do filme qual seria a motivação dos dominicanos para participarem dessa revolução, que seria a exploração existente entre a população pobre, a má distribuição de renda e também o auxilio aos perseguidos.
Em 1969 Frei Betto vai para São Leopoldo, a intenção dele era chegar até a fronteira e unir-se a outros grupos para juntar força contra a ditadura.
O embaixador Charles Elbrick é seqüestrado e usado como moeda de troca para a liberação de presos políticos. Ocorrido isto, a mando de Fleury (Sérgio Fernando Paranhos Fleury) delegado do Departamento da Ordem Política Social (DOPS) muitos militantes são presos, e já é possível observar a utilização de escutas telefônicas. No filme relata esta ação quando um dos freis marca um encontro com Marighela no Rio de Janeiro, mas ao chegar lá são detidos e encaminhados ao Ministério da Marinha, local onde sofrem tortura até que e entregam todo o esquema usado para que Marighela fosse contatado. Após entregar o

Relacionados