Maricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Histórico 4
1.2 Processos da Empresa 6
1.3 Mercado 7
1.4 Análise SWOT 8
1.4.1 Pontos Fortes 8
1.4.2 Pontos Fracos 8
1.4.3 Oportunidades 9
1.4.4 Ameaças 9
1.5 Objetivos 9
1.6 Estratégias 10
1.7 Logística Empresarial 11
2 METODOLOGIA 12
2.1 Tipo de estudo 12
2.2 Universo e Amostra 13
2.3 Método de coleta de dados 14
2.4 Limitações dapesquisa 14
2.5. COMPONENTES DOS CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO 17
2.6. COMPONENTES DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO 18
2.6.1. Custos Variáveis 18
2.6.2. Custos Fixos 19
2.6.3 – Custos Totais 20
2.6.4 – Dados para Análise 21
3. PLANILHAS DE CUSTOS 22
3.1. CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO 22
3.2 – CUSTOS DE PRODUÇÃO 23
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERENCIAS 27

1 INTRODUÇÃO
Nesta seção apresentaremos aorganização Delícias do Mar, mostrando seu histórico; processos; aérea de atuação no mercado; pontos fortes e fracos; objetivos e estratégias organizacionais, e logística empresarial.

1.1 Histórico
Apesar de apreciada como alimento há milhares de anos, a ostra só começou a ser cultivada no Brasil em 1974. Mas, foi a partir de 1986 que o molusco começou a ganhar destaque na mesa dos catarinenses,com o início da criação de ostras da espécie crassostrea gigas, também conhecida como Ostra Japonesa ou do Pacífico.
Com os primeiros exemplares vindos do Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Santa Catarina iniciou as experiências junto com um pequeno grupo de pescadores da comunidade de Santo Antônio de Lisboa, no norte da Ilha. Na região de Sambaqui, a UFSC implantou umpequeno laboratório de maricultura e começou a produzir sementes da gigas.
Os bons resultados da iniciativa levaram a uma parceria, em 1988, com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural - Epagri, para implantação de módulos de cultivo experimental do mexilhão Perna perna na baía norte. A partir do sucesso desses dois experimentos, vários pescadores ingressaram na atividade, tornandonecessário um ordenamento do ambiente marinho na capital catarinense.
Quase 10 anos depois dos primeiros ensaios na maricultura, o Ministério da Marinha, atendendo a uma solicitação da Epagri e do Ibama, demarcou 102 áreas de cultivo no litoral catarinense, das quais 50 situadas em Florianópolis - somando no município 929.720 metros quadrados.
Ainda em 1995, com recursos vindos do Canadá, a UFSCconstruiu um moderno laboratório na Barra da Lagoa, leste da Ilha de Santa Catarina. Desde então, a reprodução do animal vem sendo induzida com sucesso pelo Laboratório de Cultivo de Moluscos Marinhos da UFSC - LCMM, a maior instituição do Brasil a produzir sementes de forma contínua e a repassá-las aos produtores para engorda nas baías. Outros dois laboratórios ingressaram recentemente no mercado deprodução de sementes, o que deve incrementar ainda mais a atividade no estado.

A capital nacional da ostra Santa Catarina desponta na liderança do mercado de moluscos no Brasil com 95% da produção. O estado é o maior produtor de mexilhões de cultivo das Américas e de ostras gigas do Brasil, sendo que Florianópolis contribui com cerca de 70% das ostras obtidas no litoral catarinense. Responsávelpor mais de um milhão e meio de dúzias cultivadas na última safra, a cidade possui núcleos de produção em Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, ao norte, e no Ribeirão da Ilha e áreas próximas, ao sul. Com um retorno comercial de quase R$ 7 milhões para os produtores que investiram na maricultura local, a Ilha de Santa Catarina detém o título de Capital Nacional da Ostra. Desenvolvimento sustentávelAtravés do trabalho do extinto Escritório Municipal de Agropecuária Pesca e Abastecimento - Emapa, atual Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – IGEOF, órgão vinculado à Prefeitura da Capital, a maricultura vem se desenvolvendo com sucesso no município, contando com a parceria da Epagri, empresa ligada ao Governo do Estado.
Em 1999, com o apoio de diversas instituições,...
tracking img