Resenha:de arte para grupos: um manual de temas, jogos e exercícios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Da arte aos sentimentos dos sujeitos

Data: Rio de Janeiro/RJ 15 de Junho de 2011.

Liebmann, Marian. Exercícios de arte para grupos: Um manual de temas, jogos e exercícios. Tradução: Rogério Migliorini. Editora: SUMMUS: 1994 – São Paulo, SP.

INTRODUÇÃO

A autora do livro, Drª. Marian Liebmann, dedica-se há muito tempo sobre o tema dos “conflitos”, e de como a arte pode contribuir naresolução dos mesmos. Em Bristol, Reino Unido, tem desenvolvido ao longo dos anos uma prática voltada à Justiça Restaurativa, atuando como mediadora de conflitos envolvendo jovens infratores. Ela possui uma ampla experiência no trabalho em grupos e com a arteterapia, o que a motivou a escrever vários livros, como: “Art therapy and anger”, “Mediation in context” e “Community and neighbourmediation”, entre outros. Além disso, ela atua como palestrante em diversos países e ministra cursos sobre mediação de conflitos através da arte.
Esta obra é um desdobramento da dissertação de mestrado em Arteterapia, defendida no ano de 1979, por Marian. Além da pesquisa realizada, esta coletânea é resultado da experiência da autora como membro e coordenadora de grupos. Para a autora, a arte serve comouma via de comunicação para as questões pessoais. A partir de sua inquietação, a pesquisadora foi investigar grupos de arteterapia estruturados, usando o questionário como metodologia e selecionando 40 arteterapeutas como sua amostra. Este livro condensa a maior parte dos resultados da sua pesquisa. A primeira parte do livro é dividida em três capítulos: “Trabalho em grupo, arteterapia e jogos”,“Conduzindo grupos” e “O que pode dar errado”.

DISCUSSÃO

Logo na introdução do livro, a autora, cita alguns conselhos para os coordenadores de grupos com, ou sem experiência de trabalho em grupo. Ela considera a experiência como um importante caminho para a execução de um bom trabalho. A arteterapia visa à expressão dos sentimentos dos sujeitos, tendo seu início a partir do trabalho na saúdemental, especificamente com doentes mentais. Fato este, que atualmente contribui para que alguns terapeutas tenham preconceito pela prática. A primeira parte do livro, a qual é o objeto desta resenha se propõe a abordar os temas principais do trabalho com a arte, porém a autora sugere algumas limitações, como: a relevância da experiência para a formação do coordenador; nem todo tema é atraente atodos; os membros do grupo devem partilhar do mesmo tema durante sua atividade; o livro não é um guia para o atendimento terapêutico de longa duração, e por fim, o livro é um estudo introdutório, que visa fornecer a base para novas descobertas.
Evidentemente, surge a questão do por que a escolha do trabalho em grupos. Para tal, apresentam-se vantagens e desvantagens. As primeiras, dizem respeitoao volume de aprendizado social proporcionado no ambiente grupal; ao apoio coletivo e maior criatividade na solução de problemas; aprendizado por meio do feedback; aprendizado pela modelagem de papéis; o grupo como um acelerador no aprendizado de determinadas habilidades; para pessoas com dificuldades na terapia individual é o mais indicado; são mais democráticos; mais satisfatórios para algunsterapeutas e mais econômicos. No que se refere às desvantagens, a autora traça quatro pontos: o sigilo; a difícil organização para os recursos; menor atenção individual aos membros e a criação de rótulos e estigmas nos grupos.
O primeiro resultado da pesquisa elaborada por Marian aponta que há uma correlação entre os “fatores de cura para grupos de terapia”, proposto por Yalom e os objetivos dotrabalho em grupo descritos pelos arteterapeutas que participaram da sua investigação. Revelando, assim, que o principal objetivo dos grupos era o de “modificar o funcionamento pessoal e social dos seus membros”.
A autora propõe outra reflexão sobre por que fazer a opção pela arte, já que existem diversos métodos para se trabalhar em grupo? Ela considera que qualquer participação, por menor...
tracking img