Geologia de ambientes estuarinos e marinhos rasos e suas interações com a maricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponto 1 – Geologia de ambientes estuarinos e marinhos rasos e suas interações com a maricultura

1. Introdução
A palavra Geologia vem do grego (ge = “a terra”; logos = palavra, razão), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma.
Podemos definir Geologia como a ciência cujo objeto de estudo é a Terra:sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história. Estas transformações produzem materiais ou fenômenos naturais com influência direta ou indireta em nossas vidas. É preciso saber aproveitar adequadamente as características da Natureza, bem como prever e conviver com os fenômenos catastróficos que são sinais da dinâmica do planeta. (Prof. Dra. Maria Cristina Motta de Toledohttp://www.igc.usp.br/geologia/o_que_e_a_geologia.php).
Embora tenha permanecido distante dos conhecimentos gerais da população no Brasil, a Geologia tem um papel marcante e decisivo na qualidade da ocupação e aproveitamento dos recursos naturais, que compreendem desde os solos onde se planta e se constrói, até os recursos energéticos e matérias primas industriais. O desconhecimento quantitativo equalitativo da dinâmica terrestre tem resultado em prejuízos muitas vezes irreparáveis para a Natureza em geral e para a espécie humana em particular. (Prof. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo http://www.igc.usp.br/geologia/o_que_e_a_geologia.php).

2. Morfologia da Margem Continental Brasileira e do Fundo Oceânico Brasileiro
A margem continental brasileira é denominada de passiva ou dotipo Atlântico e caracteriza-se pelo desenvolvimento em toda a sua extensão das províncias fisiográficas típicas representadas pela plataforma, talude e sopé continentais (Fig. 3.12).
O reconhecimento sistemático regional da geologia, morfologia e geofísica da margem continental brasileira e do fundo oceânico adjacente teve início na década de 70, com o desenvolvimento do Projeto deReconhecimento Global da Margem Continental Brasileira (Projeto REMAC).
Nas décadas de 80 e 90, sucedeu-se o Programa de Reconhecimento da Plataforma Continental Jurídica Brasileira, denominado de Projeto LEPLAC, que gerou um extenso volume de informações geofísicas, permitindo o desenvolvimento de trabalhos de cunho regional sobre a natureza geológica e evolução tectônica de toda a margemcontinental brasileira.
Além desses dois grandes programas nacionais, as Universidades Brasileiras e a Marinha do Brasil através da Diretoria de Hidrografia e Navegação, também se envolveram em diversas campanhas oceanográficas, denominadas de expedições GEOMARES, gerando informações importantes para a caracterização geológica, geofísica e sedimentológica de nossa margem continental.

[pic]

3.Zona Costeira
A zona costeira, região onde o continente encontra o mar, constitui uma zona de fronteira sujeita a contínuas alterações morfodinâmicas, modeladas por processos de origem continental e marinha. Apresenta grande variabilidade temporal e espacial, comportando-se como um sistema ambiental instável, desde o passado remoto até os dias atuais, em função de uma série de processosgeológicos continentais marinhos, muitos dos quais são fundamentalmente controlados por fatores meteorológicos. Esses processos, determinantes na formação de distintos tipos de costa, englobam movimentos tectônicos ao longo das margens continentais, oscilações do nível do mar e dinâmica erosiva e deposicional associada à ação de ondas, marés, correntes e também a ação fluvial, glacial e eólica.Baías, estuários, deltas, lagoas, praias arenosas, campos de dunas, costões rochosos ou falésias e manguezais são ambientes costeiros com características próprias e uma história geológica única.

4. Processos Morfodinâmicos Costeiros
Os processos morfodinâmicos que atuam na linha de costa são representados por ações naturais físicas, biológicas e químicas, que exercem grande influência na...
tracking img