Marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração

wilma de souza filgueiras

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E
COMPETITIVIDADE

Londrina
2012
WILMA DE SOUZA FILGUEIRAS

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Trabalho de Gestão de Pessoas II, Operações e Logistica, Estrategia de Marketing, Administração de Produção,. apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAROrientador: Prof. Samara Headley
Thiago Nunes Bazoli
Henry Nonaka
Luis Antonio Gabriel

Londrina
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................4

3 CONCLUSÃO............................................................................................15

REFERÊNCIAS.............................................................................................16

1INTRODUÇÃO

A Marcopolo é uma empresa brasileira fabricante de carrocerias de ônibus. Com sede na cidade de Caxias do Sul, no estado do RioGrande do Sul, é a maior fabricante nacional do setor, com aproximadamente 39,2% de participação no mercado, e uma das mais importantes no mundo. Conta com mais de 13.600 colaboradores, em 10 fábricas espalhadas pelo mundo.
Os anos 70 foram de forte crescimento para a Marcopolo. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A forte demanda turbinou a empresa.Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores, além do microonibus e do chassi tubular. Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul.
O presente trabalho visa mostrar não só o crescimento que a Marcopolo obteve ao longo dessesanos, mas porque a empresa Marcopolo segue com um programa de investimentos de 350 milhões de reais até 2015. Os recursos serão destinados a modernização de fábricas, ao aumento da capacidade de produção e ao desenvolvimento de novos produtos.
Assim, por meio de perguntas e respostas e partindo do estudo de caso da empresa Marcopolo, iremos apresentar soluções para os problemas da empresa, como:os objetivos de desempenho de produção; como ter o melhoramento da produção; o que diferencia as carrocerias da Marcopolo com as outras concorrentes e outras questões pertinentes com base nos materiais das disciplinas estudados e por meio de pesquisas que é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Inputs transformados, inputs de transformação, outputs,ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.
Um modelo de transformação é composto por input, processo de transformação e output. Os inputs são os recursos de entrada geralmente classificados recursos a serem transformados e recursos de transformação. Pode ser chamados dematéria-prima, podendo ser tangíveis ou intagiveis. Por exemplo, a Marcopolo sempre utilizou as melhores matérias-primas e pesquisou aplicações distintas desses materiais. Qualidade e durabilidade dos produtos também são fatores de diferenciação, utilizando peças de reposição originais, resultando num desgaste menor de ônibus.
Em uma organização o sistema de produções pode agir em macrooperaçõesou em microoperações. A macrooperações se refere à produção principal de uma empresa, enquanto as microoperações se referem às produções menores que alimentam e sustentam a macrooperação.
Por sua vez, os outputs são o produto final, resultado do esforço da transformação dos inputs, destinados ao consumo ou, como parte de outro processo de transformação. Podemos citar que não há no mundo outro...
tracking img